Oficial de Justiça retira lacres que impediam funcionamento da Rádio Caicó AM

Os lacres que impediam que a Rádio Caicó AM, funcionasse, foram retirados no início da noite desta sexta-feira (19), por um oficial de Justiça.

A decisão do juiz André Melo Gomes Pereira, da 1ª Vara Cível, homologou o acordo firmado entre o Sistema Potiguar de Informação e o Ecad.

Com a liberação dos equipamentos, o técnico vai começar a fazer a manutenção dos equipamentos e nos próximos dias botar a rádio pra funcionar.

A Rádio Caicó AM, teve os seus equipamentos desligados no início do mês de fevereiro deste ano de 2014, por determinação da Justiça. Na época, um oficial de Justiça acompanhado de um representante do Ecad, estiveram na emissora para cumprir a decisão do juiz.



Caicó: Adolescente que tentou matar “Cascão” evadiu-se do Ceduc

O adolescente apontado pelo ex-presidiário, Aldison Viera, também conhecido como Cascão, de ter tentado lhe matar no início deste mês de dezembro, com disparos de arma de fogo, evadiu-se do Ceduc de Caicó, nesta quinta-feira (18).

Depois do atentado a bala contra Cascão, de acordo com informações apuradas pelo Blog Sidney Silva, o adolescente estava internado em Natal. Nesta quinta-feira, teve que vir pra Caicó, para participar de audiência na Justiça. Foi encaminhado para o Ceduc, de onde iria para  Fórum, mas, conseguiu escapar do lugar. Ele conseguiu quebrar ou apenas retirar uma barra de ferro das grades que foram instaladas recentemente por causa de reforma realizada na Unidade.

Até agora, a Polícia Militar, que foi acionada, não conseguiu localizar o adolescente. Ele é apontado pela polícia como suspeito de vários crimes em Caicó.



Além do túnel, agentes também encontraram cerca de 4 mil reais em dinheiro no interior do presídio de Caicó

Além do túnel com cerca de 8 metros de cumprimento localizado pelos agentes penitenciários do Presídio Estadual do Seridó, foram encontrados diversos tipos de armas artesanais, drogas e a importância de R$ 4.300,00 (quatro mil e trezentos reais) em espécie). A revista na unidade começou por volta das 05hs e terminou às 13hs.

Informações apuradas com fontes do Blog Sidney Silva, ligadas a segurança pública, dão conta que os presos dos presídios do estado planejam uma fuga em massa até o final do ano. Esse túnel encontrado em Caicó, fazia parte do plano, a exemplo dos que foram localizados em Alcaçuz recentemente.

O túnel no Pereirão, começou a ser escavado a partir da cela 9 que tem 12 presos, no pavilhão “C” que abriga 160 detentos.

Essa seria, com certeza, uma fuga em massa. Por sorte, nós conseguimos evitar. Estávamos fazendo uma revista de rotina quando encontramos o túnel. O buraco era extenso. Veja que a gambiarra com os bicos de luz que encontramos dentro do túnel era grande. Eu acho que eles tinham escavado até o limite com o muro do presídio. Estavam na iminência de fugir. Poderia ser nesta quinta ou nesta sexta-feira“, afirma o diretor Alex Alexandre Dantas.

Nos próximos dias devem ocorrer transferências de presos para outras unidades prisionais. A expectativa é de que cerca de 10 internos saiam de Caicó. A direção não confirma, mas, o objetivo é desarticular as facções que ficam cada vez mais fortes.

A revista realizada no presídio de Caicó, contou a participação de agentes penitenciários e policiais militares, inclusive, agentes que atuam na capital do estado participaram. O diretor, Alex Dantas, parabenizou a todos dizendo que “sem o esforço de cada um, o trabalho não teria sido exitoso“.



Caicó: Testemunha do processo da morte de Sandro Fragoso tentou se matar e Júri foi adiado

O julgamento popular do policial militar Paulo César de Araújo, réu no processo da morte de Sandro Costa Fragoso, morto no interior do Hospital Psiquiátrico Milton Marinho no dia 17 de julho de 2002, não aconteceu no último dia 17 de dezembro, como estava previsto. Os atos praticados nos dias que antecederam o júri, por uma das testemunhas do processo, motivaram tal decisão.

O ex-paciente do referido hospital, Rogério Silva de Macedo, tentou se matar na manhã do sábado, 13 de dezembro de 2014, em uma apartamento na cidade de Cruzeta/RN. Antes ele ligou para este radialista (Sidney Silva) e afirmou que iria dar cabo da própria vida sob a alegação “de estar sofrendo pressões”. Outra motivação, é “que necessitava de apoio psicológico”, o que lhe teria sido negado pela Justiça. “Eu estou sofrendo pressões de pessoas ligadas ao Hospital Milton Marinho. Em novembro, no dia que o júri foi adiado, eu fui ameaçado de morte dentro do Fórum, por um ex-enfermeiro do hospital. A Justiça já sabe disso”, relatou Rogério na ligação telefônica.

Sobre a ameaça referida, Rogério Macedo, fez denúncia no Juizado Especial na comarca de Caicó. Ele relatou que dois ex-funcionários do Milton Marinho, lhe teriam ameaçado de morte, (O Blog vai preservar o nome dos enfermeiros citados). Um deles teria dito: “Você vai morrer!”

Um detalhe chamou a atenção do Blog Sidney Silva. Consta nos autos da referida peça judicial que no dia da suposta ameaça, um dos enfermeiros estava internado em hospital público de Caicó, com problemas de saúde. Consta também documentação com assinaturas médicas comprovando a internação. A outra pessoa denunciada, disse em depoimento que há alguns meses não via Rogério Macedo. Que a última vez que o avistou, foi dentro de uma agência bancária e mesmo assim não teve contato ele. Diante dos fatos, o juiz Luiz Cândido Villaça, pediu o adiamento do Júri Popular. A data ainda não foi definida.

O promotor de Justiça que atua no caso, é o da comarca de Assu. O promotor de Caicó, Geraldo Rufino, não participa do processo.

Depois de ter tentado se matar por enforcamento na cidade de Cruzeta, Rogério Maceso, foi socorrido para unidade hospitalar, inclusive, chegou a dar entrada no Hospital Regional em Caicó, foi medicado e liberado. Informações dão conta que ele já estava pendurado quando chegou o socorro.

O paciente, Sandro Fragoso, foi encontrado sem vida, amarrado e queimado em cima de uma cama dentro de um quarto no isolamento do antigo Hospital Milton Marinho.



Oficialmente, Rádio Caicó AM, volta pro ar no dia 6 de janeiro

reabertura dia 6

A programação da Rádio Caicó AM, será colocada no ar novamente no dia 06 de janeiro de 2015. O adiamento da data se deu por questões técnicas.

Os profissionais estão trabalhando na formatação de seus programas, então o prédio está sendo reformado e pintado. Os equipamentos passam por manutenção.

A emissora terá os equipamentos ligados para testes experimentais no dia 01 de janeiro. Na segunda-feira, dia 05 serão desligados novamente e no dia 6, funcionam pra valer.

Até agora, os profissionais confirmados na programação, são: Acorda Sertão, com Pinina; Programa Papa Jerimum, com Vivaldo Costa; Na Íntegra, com Glaucia Lima; programa Muito Mais Você, com Suerda Medeiros; Comando Geral, com Sidney Silva; Dalvanira Lopes, Bola na Rede (Esporte), Bregão do Brega, com Berg Santos. Ainda faltam ajustar alguns detalhes.



Padre Alexandre será pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Ipueira

O padre José Alexandre Lopes Pereira, vai ser o pároco da cidade de Ipueira/RN. Antes, foi anunciado que ele iria ser o vigário da paróquia de Sant’Ana em Caicó, atuando ao lado de Padre Alcivan Tadeus.

O anuncio com algumas mudanças de padres que estavam a frente algumas paróquias no Seridó, foi feito pelo Bispo Dom Antônio Carlos, há alguns meses. O padre Alexandre, deixou a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Vila do Príncipe, zona norte de Caicó.

Não foi anunciado o nome do novo auxiliar para o Padre Alcivan, na Catedral de Sant’Ana.

 



Rogério Marinho recebe diploma do TRE como deputado federal

Rogério Marinho é diplomado deputado federal

Deputado federal eleito com a maior votação em Natal, Rogério Marinho (PSDB) recebeu nesta quinta-feira (18) sua diplomação para assumir o cargo a partir de 2015. A solenidade foi comandada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ocorreu no Centro de Convenções da capital potiguar, sendo bastante prestigiada.

Rogério reafirmou seu compromisso em defesa de uma educação de qualidade, bandeira que continuará erguendo na Câmara dos Deputados. Além disso, se comprometeu com a luta em defesa da tecnologia e do desenvolvimento econômico do Estado. “O objetivo maior é trabalhar muito pelo RN. Vamos honrar cada voto de confiança que nos foi dado”, disse.

O líder tucano potiguar obteve, no total, 81.534 votos no pleito deste ano, sendo 35.977 apenas em Natal, tendo sido o candidato à Câmara Federal mais votado pelos natalenses. Rogério recebeu o diploma das mãos de sua mulher, Leya Marinho.

No evento, também foram diplomados todos os eleitos pelas urnas de outubro, tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara Federal. O governador eleito Robinson Faria, o vice, Fábio Dantas, e a senadora eleita, Fátima Bezerra, também receberam seus diplomas.



Processo Judicial Eletrônico é implantado em fase piloto na Comarca de Caicó

O Departamento de Projetos e Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJRN implanta esta nesta semana, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Juizado Especial Cível da Comarca de Caicó, no Seridó potiguar. De acordo com Kleber Tavares, diretor do Departamento de Projetos e Sistemas, o sistema ficará disponível para o público interno por meio de um projeto piloto.

“Estamos em fase experimental. A implantação se dará de maneira gradativa naquela Comarca. A previsão é de seja ampliada já no início do próximo ano”, explica o diretor Kleber Tavares.

Entre a segunda (15) e quarta-feira (17), a Comarca de Caicó recebeu a equipe técnica que realizou o treinamento de servidores e magistrados para o uso da ferramenta eletrônica.

O objetivo do PJe é eliminar os processos físicos e extinguir a necessidade de uma série de procedimentos, hoje feitos manualmente. Outra vantagem é a acessibilidade das partes e advogados ao processo, que fica disponível para consulta.



Bancos terão horário especial de funcionamento no Natal e Réveillon

Com o objetivo de auxiliar o cliente bancário nos feriados do fim de ano, a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN esclarece sobre o atendimento e funcionamento das instituições financeiras no período de Natal e ano-novo. Os bancos não abrirão ao público nos dias 25/12 (Natal), 31/12 (último dia do ano) e 01/01 (Dia Mundial da Paz).

A Federação ressalta que 30 de dezembro será o último dia do ano para quem optar em realizar transações financeiras nas agências bancárias.

Natal

Na véspera do Natal (24/12), os bancos estabelecerão horários especiais, seguindo a resolução nº 2.932, que garante ao público um atendimento mínimo de duas horas. Os horários de funcionamento das agências bancárias serão:

- Nas agências localizadas nos Estados com horário igual ao de Brasília-DF, o atendimento ao público será realizado das 9h às 11h;

- Nos Estados com diferença de 1 hora em relação à Brasília, o horário local de atendimento será das 8h às 10h (9h às 11h na hora Brasília);

- Nos Estados com diferença de 2 horas em relação à Brasília, o horário de atendimento será das 8h às 10h (10h às 12h na hora Brasilia);

- E, nos Estados com diferença de 3 horas em relação à Brasília, o horário das agências será das 7h às 9h (10h às 12h na hora Brasilia).

Dia 30/12

No dia 30 dezembro, as agências abrirão normalmente e realizarão todas as operações bancárias que estão disponíveis ao público. A FEBRABAN esclarece que o dia 30 será o último dia útil do ano nas instituições financeiras.

Dia 31/12

Em 31 de dezembro, último dia do ano, os bancos fecharão para realizar operações internas e fechamento de balanços. Não haverá atendimento ao público nas agências.

Contas de consumo

A FEBRABAN destaca que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nas datas em que os bancos estiverem fechados poderão ser pagos no próximo dia útil (26/12 e 02/01) sem a incidência de multa. Normalmente, os tributos já estão com a data ajustada para o calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Canais alternativos

A FEBRABAN também ressalta que a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

O diretor-adjunto de operações da FEBRABAN, Walter Tadeu Pinto de Faria, lembra que, mesmo durante o feriado, os canais como internet banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente, facilitando, dessa forma, a vida do consumidor.



Consumidor vai pagar mais por energia elétrica a partir de janeiro

Agência Brasil – A tarifa de energia elétrica deverá ficar mais cara para o consumidor no primeiro mês de 2015, anunciou hoje (18) o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite. A medida faz parte do sistema de bandeiras tarifárias, que repassa mensalmente os custos das distribuidoras com o uso de termelétricas e que entra em vigor a partir de janeiro próximo.

“Nessa previsão, a bandeira já chega vermelha porque os reservatórios das hidrelétricas ainda estão em processo de enchimento”, disse. A bandeira vermelha significa que os custos com geração de energia estão mais altos e que, por isso, haverá um acréscimo de R$ 3 para cada 100 killowats-hora consumidos. No entanto, o sistema não deverá resultar em custo extra para os consumidores, porque atualmente os gastos que as distribuidoras têm com a compra de energia de termelétricas já são incluídos nas tarifas de energia, só que isso é feito anualmente.



Robinson Faria dedica diploma de governador ao povo anônimo do RN

Em seu discurso na solenidade de diplomação como governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria dedicou sua vitória ao povo anônimo potiguar, que, nas palavras dele, aguarda muito trabalho na nova gestão que se inicia no dia 1º de janeiro. A cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) para entrega dos diplomas ao governador Robinson Faria, à senadora Fátima Bezerra, aos oito deputados federais e 24 deputados estaduais foi realizada no Centro de Convenções.

Diplomaçao de Robinson Faria

“Essa pessoas não foram convidadas para estarem aqui, mas este diploma foram eles que me deram, eles que me confiaram. Este diploma é um símbolo de coragem, de resistência, de sonho, ousadia, de fé e de esperança. Por isso digo a vocês que este Governo será o mais inovador do Rio Grande do Norte e não tenho medo de ser cobrado. Estou pronto, motivado e apaixonado”, afirmou Robinson Faria, que recebeu o diploma das mãos de sua esposa Julianne Faria, ao lado dos filhos deputado federal Fábio Faria, Nathália Faria, Maria Fernanda, Gabriel e Maria Luiza.

O governador diplomado se comprometeu em fazer uma gestão transparente, prestando contas à população. Ele também conclamou toda a bancada federal e a Assembleia Legislativa a, juntos, trabalharem pelo desenvolvimento do Estado. “Vamos fazer o governo mais transparente da história do Rio Grande do Norte. Vamos dar transparência porque a corrupção é amiga da falta de transparência. Convoco todos os órgãos de controle para que diariamente estejam controlando e vigiando o nosso Governo, onde cada centavo será prestado conta ao povo do Rio Grande do Norte e essa transparência será uma marca fundamental da nossa gestão. Quero pedir a todos vocês para estendermos as mãos e governarmos juntos. Vamos trabalhar porque o povo lá fora está esperando o nosso trabalho”, disse Robinson.

Agradecimento

Em seu discurso, Robinson também agradeceu a todos os partidos de sua coligação que o ajudaram a se eleger governador: além de sua legenda PSD, estivem coligados PT, PCdoB, PP, PTdoB, PEN, PRTB e PTC.  Para Fátima, ele fez um agradecimento especial. “Minha vitória não teria sido completa se você não tivesse sido eleita a nossa senadora. Para mim foi um grande orgulho de caminhar ao seu lado pelo Rio Grande do Norte”, disse.



Presidente afirma que em 2015 pode decretar a falência do Corintians de Caicó

Vereador Lobão Filho não esconde crise financeiria do clube que ter falência decretada

O ano de 2015 pode decretar a falência de um dos clubes mais importantes do interior do Rio Grande do Norte, o Corintians-RN. Sem dinheiro em caixa e sem qualquer recurso para montar o time de futebol profissional para a disputa do Campeonato Potiguar do próximo ano, o presidente da entidade, Raimundo Inácio Lobão, disse que amarga uma dívida de quase R$ 70 mil, oriunda do estadual deste ano, e que não sabe como quitar os débitos junto aos comerciantes da cidade de Caicó, na região Seridó do estado.

Nesta quinta-feira, o dirigente esteve em Natal com a intenção de se reunir com o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, mas o encontro não ocorreu. O presidente da FNF viajou a São Paulo para se reunir com Marco Polo Del Nero, futuro presidente da CBF, e deve retornar à capital potiguar no fim de semana. O objetivo da reunião entre Lobão e Vanildo seria a oficialização da retirada do Corintians do estadual de 2015.

Ao GloboEsporte.com, o dirigente do Galo do Seridó lamentou a crise financeira que o clube enfrenta. Segundo ele, a crise já dura seis anos e ainda afirmou que o clube pode decretar falência. Fundado em 1968, o único título estadual da equipe foi conquistado em 2011. Lobão, que está no clube há mais de 20 anos, foi uma das figuras responsáveis pela montagem do elenco campeão daquele ano, ao vencer o América-RN, em Caicó. Contudo, apenas as boas lembranças restaram daquela época. Financiado por políticos locais e por uma empresa de combustíveis potiguar, o Galo se tornou referência no planejamento do futebol e montou um forte elenco naquela temporada, sob o comando do treinador Pedrinho Albuquerque.

Leia a matéria completa aqui



Festival de violeiros realiza disputa entre estados; RN terá representantes

Um grande festival de violeiros, de estado contra estado, vai animar o Recife, nesta sexta-feira (20). Estarão na disputa duplas de repentistas de cinco estados do Nordeste: Pernambuco (Ivanildo Vila Nova e Luciano Leonel), Rio Grande do Norte (Raulino Silva e Antônio Lisboa), Ceará (Paulo Pereira e Genaldo Pereira), Piauí (Hipólito Moura e Edmilson Ferreira) e Paraíba (Raimundo Caetano e Sebastião Silva). De acordo com os organizadores, esses são os estados onde esse tipo de cantoria é mais forte.

Os temas das disputas serão preparados e colocados em envelopes lacrados e sorteados no palco, na hora da apresentação, para que seja totalmente de improviso. Os assuntos serão os mais variados possíveis. Os itens julgados são: rima, métrica e oração. Cada dupla discorre sobre quatro modalidades, três em julgamento e uma livre.

A comissão julgadora do festival é formada por Mariana Teles, escritora, poetisa e declamadora de Tuparetama, Djair Olímpio, poeta repentista de Gravatá, e Heleno Alexandre, poeta repentista de Sapé.

O Festival de Repentista Estado contra Estado será realizado no auditório do Sindsprev, localizado na Rua Marquês de Amorim, no Bairro da Boa Vista, em Recife, e começa às 20h. Os ingressos custam R$ 20,00. Mais informações podem ser obtidas com os organizadores Rogério Meneses (99139011 ou 94221884) e Rivaldo Meneses (88837855 ou 81399345).



PF cumpriu mandados na Operação Insipiente

A Polícia Federal/RN realiza , nesta quinta-feira (18), a “Operação Insipiente”, que objetivou desarticular associação criminosa constituída para captar recursos de terceiros e conceder empréstimos, atividade típica de instituição financeira, sem autorização do Banco Central do Brasil.

A investigação decorre de apuração anterior, realizada em conjunto pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita Federal, na qual colheram-se indícios de que profissionais de diversas áreas, além de empresários, estavam a cometer o mencionado crime financeiro. Com a instauração de novo inquérito em julho de 2013, diligências confirmaram a prática ilícita inclusive com a utilização de empresas de “factoring” para cometer os delitos.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com a participação de trinta e quatro policiais federais, além de auditores da Receita Federal.

O termo insipiente, que significa “que não tem prudência ou juízo”, refere-se ao principal suspeito do inquérito policial, investigado pela Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público Federal cerca de dez vezes.



RN prorroga campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), em virtude do não alcance da meta estipulada para vacinação contra a poliomielite e o sarampo, prorrogou o final da campanha para o dia 31 de dezembro em todos os municípios brasileiros com coberturas vacinais abaixo de 95% em uma ou nas duas vacinas. No estado do RN a meta é vacinar 214.034 mil crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos contra a pólio e 190.497 mil crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos de idade contra o sarampo.

A campanha nacional terminou na última sexta-feira (12) com 11,2 milhões de crianças vacinadas contra poliomielite, atingindo 88,04% do público-alvo, e 9,1 milhões contra sarampo, o que representa 82,9% de cobertura. Como a maioria dos estados e municípios não alcançou a meta de vacinar 95% das crianças, o MS orientou a prorrogação. No RN foram vacinadas 188.143 (87,90%) crianças contra a pólio e 159.980(83,98%) contra o sarampo.

A Coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Sesap, Francisca Santos, convoca os pais e responsáveis a levarem seus filhos, entre seis meses e menores de cinco anos às unidades básicas de saúde para tomarem as vacinas necessárias. A vacina contra a poliomielite é indicada para todas as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. No caso da Tríplice Viral, a vacina imuniza contra o sarampo, e também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba e devem se vacinar as crianças entre um e cinco anos de idade incompletos. O alerta é para os pais de crianças portadoras de alergia ao leite de vaca, os quais devem informar o fato ao profissional da sala de vacina antes da vacinação.



Caicó: Décimo terceiro dos servidores será pago amanhã

Os servidores públicos da Prefeitura de Caicó receberão nesta sexta-feira (19) os vencimentos referentes ao 13º salário. A informação foi confirmada pela secretária de tributação em finanças, Marleide Carvalho, e ratificada pelo prefeito Roberto Germano. A folha de pagamento foi repassada nesta quinta-feira (18) e amanhã os servidores já podem sacar o dinheiro.

“Além disso, nós temos a previsão de que no último dia útil do mês os servidores já estejam com o pagamento do mês de dezembro. Mesmo com as dificuldades que os municípios enfrentam, nós da Prefeitura de Caicó estamos honrando com o calendário de pagamento dos nossos servidores”, disse Marleide Carvalho, secretária de tributação.

A folha de pagamento caicoenses gira em torno de três milhões e meio de reais e com o acréscimo do décimo terceiro, a gestão municipal vai injetar na economia caicoense cerca de sete milhões de reais. “Cumprir com o pagamento dos nosso funcionários é o compromisso da nossa gestão e, com certeza, os servidores vão poder desfrutar dos seus vencimentos financeiros neste final de ano”, ratificou o prefeito Roberto Germano.



Ivonete Dantas despede-se do Senado pedindo a criação de Universidade Federal do Seridó

Senadora Ivonete no plenário do Congresso em Brasília

A senadora Ivonete Dantas (PMDB-RN) despediu-se do Senado nesta quarta-feira (18) pedindo ao governo a criação da Universidade Federal do Seridó, com sede na cidade de Caicó, do Rio Grande do Norte.

Ela contou que, apesar da aridez, o Seridó possui um dos melhores índices de desenvolvimento humano do Nordeste, graças à liderança política, educacional e econômica de seu povo.

Segundo Ivonete Dantas, a instituição será um pólo de ensino, pesquisa e extensão para os 54 municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba que ficam na Ribeira do Seridó. A universidade também poderá garantir uma melhor formação e aproveitamento do capital humano da região, comentou a senadora.

“Queremos uma nova universidade com autonomia financeira, com administração sediada em nossa região, acreditando que a interiorização é importante porque também amplia as possibilidades de emprego público e de boa qualidade. Defendemos a criação da universidade federal para consolidar de vez o Seridó como um pólo educacional, atraindo um universo diverso de brasileiros para conhecer, pesquisa, desenvolver e expandir as vocações seridoenses”, afirmou a parlamentar.



MPF firma TAC com empresas sobre passeios aos Parrachos de Pirangi

TAC busca regular uso dos Parrachos de Pirangi

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF) assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com as quatro empresas que operam os passeios aos parrachos de Pirangi. O acordo firmado também pelo Idema, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Capitania dos Portos e ONG Oceânica aperfeiçoa medidas já previstas em um TAC assinado em fevereiro de 2010 e ainda estipula novas regras, com objetivo de reduzir os danos ambientais e aumentar a segurança dos visitantes.

Os detalhes finais do TAC foram definidos em uma reunião na manhã desta quinta-feira (18), presidida pelo procurador da República Victor Mariz, e que contou com a participação dos representantes da Capitania dos Portos, capitão de Fragata Alexander Neves de Assumpção; da ONG Oceânica, o gestor de recursos Guido Grimaldi; da superintendente estadual da Secretaria do Patrimônio da União, Yeda Cunha; e do diretor geral do Idema, Manoel Jamir Júnior.

Pelas empresas participaram os representantes da Canguru Passeios Náuticos, Francisco Kleber Ferreira; do Marina Badauê, Gastão Grossmann Cabral; da Terra Molhada Turismo e Aventura, Paloma Pereira; da Ponira Náutica, Maurício Ferreira; e ainda da Marina Litoral Sul, representada por Adriana da Silva.

Saiba mais aqui



Caicoense condenado pela morte do “Professor Toinho” é posto em liberdade pelo TJRN

Alex Endrel foi posto em liberdade esta semana por decisão do TJRN

O réu confesso e condenado pela morte do professor Antônio Dantas (Professor Toinho), foi posto em liberdade esta semana por decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O Habeas Corpus, concedendo a liberdade a Alex Endrel Soares, foi concedido no último dia 16 de dezembro. O Defensor Público, Rodrigo Lira, patrocinou a ação.

No dia do júri, quando saiu a sentença, o defensor do réu disse ao Blog Sidney Silva que iria promover recurso de alguns pontos da decisão prolatada pelo juiz, Luiz Cândido Villaça, um deles para derrubar a decretação da prisão preventiva do réu. “Ora, já que o réu passou todo o processo respondendo em liberdade, então, ele pode e deve recorrer da sentença em liberdade, e só depois do transito em julgado, ser levado para o cárcere para cumprir sua pena”, afirmou. Agora, os desembargadores do TJRN, concordaram com seu apelo e concederam a liberdade para Alex Endrel, que vai aguardar em casa até que se transite em julgado o recurso da sentença, onde é pleiteada a diminuição da pena aplicada que foi de 20 anos, em regime fechado.

O juiz Luiz Cândido Villaça, decretou a prisão preventiva de Alex Endrel, sob o argumento da garantia da ordem pública e aplicação da lei penal.

O Desembargador, Glauber Rêgo, disse na decisão que ao analisar os autos, “não consigo enxergar base empírica concreta, apta a justificar a segregação cautelar do paciente, até porque o mesmo respondeu em liberdade quase todo o trâmite processual. Com refeito o magistrado de primeiro grau fundamentou o decreto segregacional na garantia da ordem pública, portanto, deve o julgador se embasar nos elementos do caso concreto que autorizem a decretação da medida extrema, o que não ocorreu no presente caso”.

Leia o habeas corpus



Barragem de Oiticicas em Jucurutu



Voltar ao topo