PF deflagra Operação Itaretama no RN

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 27/1, em Natal, a Operação Itaretama que objetiva desarticular uma associação criminosa que fraudava licitações em prefeituras do interior do RN e na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte-CAERN; direcionava obras promovidas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS,  além de desviar recursos públicos.

A investigação da PF teve início ainda no primeiro semestre de 2014 e revelou que servidores do DNOCS mantinham estreito relacionamento com empresários do setor de engenharia, fazendo com que contratações tenham sido direcionadas e licitações indevidamente dispensadas ou fraudadas.

As suspeitas recaem principalmente sobre as obras de construção de açude no Assentamento 3 de agosto (Pau de Leite), da adutora de Jucuri, em Mossoró e na adutora de engate rápido de Jucurutu, ambas situadas na Região Oeste do estado.

Há indícios de que as obras não foram devidamente fiscalizadas durante sua execução, com prejuízo ao Erário e, também, há fortes suspeitas de corrupção ativa e passiva. Paralelamente, parte do grupo investigado estaria combinando propostas de licitações em prefeituras do RN e na CAERN.

Cerca de 30 policiais federais estão cumprindo 7 mandados de busca e apreensão.

O nome da operação significa “Região de Pedras” e, no passado, foi a denominação do município de Lajes/RN, local onde foi construída a primeira das obras sob suspeita.

Fotos: Comunicação Social – PF/RN



Caicoense baleado no final de semana, segue internado em estado grave em Natal

Permanece internado no setor de politrauma do Hospital Walfredo Gurgel, o caicoense, Augusto César de Brito. Ele foi baleado no início da noite deste domingo, 925), com cerca de 6 tiros.

O blog Sidney Silva, conseguiu apurar que ele está com um dreno de tórax do lado direito, sedado e entubado, respirando com a ajuda de aparelhos, dado o estado grave em que se encontra.

O atentado contra Augusto, que também é conhecido por “Menininho”, aconteceu por volta das 18hs20min, na estrada de terra entre os Bairros Boa Passagem e o Samanaú. Dois homens em uma moto se aproximaram da vítima e efetuaram os disparos.



Caicó: Adolescente que esfaqueou mulher, se apresenta e presta depoimento na Polícia Civil

Está sob custódia da Polícia Civil em Caicó, o adolescente de 15 anos, que matou com golpes de faca peixeira, Maria da Conceição dos Santos, de 36 anos, na manhã desta segunda-feira (26). O crime ocorreu no Bairro João Paulo II, zona oeste da cidade.

Um dos irmãos do adolescente, ligou para a Delegacia de Polícia Civil dizendo que ele iria se entregar. Diante da informação uma viatura do policiais se deslocou ao local onde estava escondido e o conduziram para a DP. Hoje à noite mesmo ele prestou depoimento e confirmou que matou por causa da forma como a mulher agiu lhe despejando da casa.

A delegada está pedindo o internamento do adolescente no Ceduc. O ofício endereçado ao juiz da Infância e Juventude será encaminhado nesta terça-feira.

O corpo de Maria da Conceição, inicialmente foi levado para o Hospital Regional, mas, posteriormente, seguiu para o ITEP onde foi necropsiado.



Mulher grávida morre no Hospital Regional; médicos tentam salvar o bebê

Morreu na noite desta segunda-feira (26), no Hospital Regional de Caicó, Josana Varela Pessoa, de 36 anos, também conhecida por Daiana. Ela deu entrada no Hospital com complicações na gravidez.

O esposo a socorreu quando ela passou mal em casa. Em entrevista à jornalista Gláucia Lima, na Rádio Caicó, ele disse que a primeira reação foi levá-la para o Regional, mas, na unidade estava faltando algumas medicações que precisaram ser aplicadas na paciente. Não demorou e ela morreu.

O médico, obstetra do Hospital do Seridó, chegou a ser chamado para fazer o antedimento, e ele foi ao outro hospital, para tentar salvar o bebe.



Menor é apreendida pela PRF com cordel detonante que seria levado para presídio

Cordel apreendido com adolescente

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendera na manhã deste domingo, (25), um adolescente de 17 anos, durante fiscalização de rotina na BR 101, em Mamanguape, com 7,8 metros de cordel detonante.

A menor estava viajando na condição de passageira em um carro de passeio quando foi abordada pelos PRFs na unidade policial de Mata Redonda. A garota apresentou uma carteira de identidade falsa, que só foi percebida após uma inspeção mais minuciosa. O fato levantou a suspeita de que ela poderia estar envolvida em algum tipo de prática criminosa. Ao revistarem os pertences da menor os policiais encontraram o cordel detonante. Ela não disse onde adquiriu o material, mas declarou que iria entregá-lo a uma pessoa que mora próxima a uma unidade prisional da Paraíba. Outro fato que chamou a atenção dos agentes da PRF foi que ela é namorada de um detento que cumpre pena neste mesmo presídio.

Explosivo – O cordel detonante é um material explosivo de comercialização e uso controlado pelo Exército Brasileiro. Comumente é utilizado na extração de minerais, onde são usados para detonar rochas. Outra aplicação do cordel detonante é na implosão de edificações. Mas ele também é muito usado por criminosos na detonação de muros de presídios, visando a fuga do mesmo, e ainda mais utilizados nas ações de explosão de caixas eletrônicos.

A menor e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil em Mamanguape.



Homem acusado de ter praticado estupro e roubo é preso pela Polícia Civil

Josinaldo

Policiais civis da Delegacia municipal de Pedro Velho (RN) prenderam, na manhã desta segunda-feira (26), Josinaldo da Silva acusado de ter roubado vários pertences de um casal de namorados e de estuprado uma mulher.

Após o crime, que aconteceu no dia 17 de janeiro deste ano, ele fugiu de Pedro Velho. Informações policiais deram conta de que o acusado teria sofrido um acidente de moto na capital  João Pessoa.

Por força de um mandado de prisão, expedido pelo juiz da comarca de Pedro Velho, a Polícia Civil deslocou-se até a Paraíba e prendeu o acusado, dentro de um hospital. Ele está esperando uma cirurgia e será transferido para um presídio do RN, assim que tenha alta.

Josinaldo da Silva já havia sido preso no ano passado, acusado de ter praticado os crimes de sequestro e cárcere privado, juntamente com sua companheira e seu irmão.



Polícia Civil prende homem acusado de tentativa de homicídio em Baraúna

Francisco Gilvan da Silva, 47 anos

A equipe de policiais civis de Baraúna prendeu no inicio da tarde de hoje (26) Francisco Gilvan da Silva, 47 anos. A prisão aconteceu por força de mandado de prisão por tentativa de homicídio.

O crime foi cometido contra quatro pessoas no dia 26 de novembro de 2014 na cidade de Baraúna. Na ocasião Gilvan, como é conhecido, teria “dado em cima” de uma mulher no bar em que estava bebendo o que gerou uma discussão com o marido dela.

Após essa discussão Gilvan foi até a sua residência, que fica nas proximidades do bar, e se armou com uma espingarda calibre .20. Ao retornar ao bar o acusado efetuou vários disparos que atingiram quatro pessoas, entre elas o proprietário do estabelecimento e a sua esposa.

A polícia de Baraúna estava à procura do foragido desde dezembro do ano passado.



Passagem de comando do Corpo de Bombeiros acontece nesta terça-feira

Nesta terça-feira (27), às 9h, acontece a solenidade de passagem de comando geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), no Quartel do Comando Geral da Instituição, em Natal.

Na ocasião, o Coronel Elizeu Lisboa Dantas passa o cargo oficialmente ao Coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza, indicado pelo governador para assumir a gestão da instituição. Robinson Faria e a secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite, entre outras dezenas de autoridades militares e civis, já confirmaram presença na cerimônia.

Coronel Elizeu Lisboa e o Coronel Otto

 



MPF participa de fiscalização nos parrachos de Pirangi

MPF fiscaliza os parrachos de Pirangi

Os parrachos de Pirangi foram palco, nesse sábado (24), de uma fiscalização que contou com a participação do Ministério Público Federal, Marinha, Ibama, Idema, Capitania dos Portos e apoio da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam/PM). O objetivo foi monitorar o tráfego de embarcações e reforçar a preservação ambiental da área, bem como a segurança das pessoas, além de conferir se as empresas que promovem o turismo no local estão respeitando o termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado com o MPF.

O Ministério Público Federal foi representado pelo procurador da República Victor Mariz, autor do TAC que disciplina a exploração turística nos parrachos de Pirangi, assinado em dezembro último. As irregularidades verificadas quanto às embarcações particulares serão reportadas ao Ministério Público Federal através de relatório do Ibama, para que o MPF adote as medidas necessárias.

Na área de exploração comercial, onde atuam as empresas de passeio turístico, não foram observadas irregularidades nesse sábado, porém a intenção é que a fiscalização se repita com frequência, sobretudo nos períodos de maior fluxo de pessoas no local, para assegurar o respeito às normas ambientais e garantir a preservação da área.

Além da legislação ambiental, a fiscalização serviu para a Capitania dos Portos verificar a lotação das embarcações, a habilitação dos condutores, entre outros aspectos de segurança. Atualmente, quatro empresas podem levar turistas aos parrachos de Pirangi e estão liberadas para embarcações particulares ainda 39 “senhas” por dia, que podem ser retiradas na Marina Litoral Sul (35) ou no Iate Clube de Natal (4).



Governador Robinson Faria anuncia pagamento de janeiro em dia

O governador Robinson Faria vai pagar em dia o salário dos servidores do Estado. O calendário de pagamento de janeiro já está fechado e ocorrerá nos seguintes dias: 29 de janeiro, serão pagos os salários dos aposentados e pensionistas. E, no dia 30 de janeiro, receberão os servidores da ativa da administração direta e indireta. “Sempre tenho reiterado que o Governo não medirá esforços para cumprir o calendário de pagamento e que não estamos aqui para punir os servidores do Estado. O desequilíbrio fiscal existe, mas desde que assumimos, temos trabalhado incansavelmente para cumprir com o mínimo devido aos servidores do Estado”, disse o governador, Robinson Faria.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira, ainda não há condições de se estabelecer um calendário para os próximos meses, devido o desequilíbrio fiscal em que foram encontrados os cofres públicos. Segundo informações da Seplan, o valor total que será pago aos servidores estaduais é de R$ 283.764.758,87, distribuídos entre 62.596 servidores ativos; 33.447 aposentados e 10.482 pensionistas.

 



Projeto MPEduc será lançado dia 3 em Ipanguaçu

Ipanguaçu e Itajá serão os novos municípios potiguares contemplados pelo programa Ministério Público pela Educação (MPEduc), um trabalho conjunto do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN). O lançamento ocorrerá em uma reunião marcada para o dia 3 de fevereiro, às 14h, no auditório do IFRN de Ipanguaçu. O Vale do Açu é a segunda região do estado alcançada pelo MPEduc, que em dezembro foi lançado no Seridó.

O evento será coordenado pelo procurador da República Victor Queiroga, que atua na Procuradoria da República em Assu, e pela promotora de Justiça de Ipanguaçu, Kaline Almeida. Participarão conselheiros escolares, professores e diretores de escolas da rede pública, bem como representantes das secretarias de educação do estado e dos municípios de Itajá e Ipanguaçu. A reunião servirá para repassar, aos educadores, os objetivos e encaminhamentos do projeto, cujo intuito é proporcionar melhorias no ensino em cidades que apresentem os menores índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb).

Um dos primeiros passos é promover um diagnóstico sobre os principais motivos desses baixos índices. Posteriormente deverão ser realizadas visitas para observar desde aspectos como a estrutura física, até a qualificação de professores e a presença de conselhos escolares. Depois serão marcadas audiências públicas, levando ao conhecimento da população a situação atual e discutindo as ações a serem adotadas.

Após as audiências, recomendações conjuntas vão ser enviadas a prefeitos e gestores da área da educação, apontando as principais medidas a serem tomadas para a melhoria da qualidade do ensino. Novas audiências serão marcadas, então, para apresentar os resultados das recomendações. Caso necessário, MPF e MP/RN ingressarão com medidas judiciais contra os responsáveis.



Sisu: Primeiro lugar no curso de medicina campus de Caicó da UFRN

Lara foi primeira colocada e seu namorado o 4º no mesmo curso de medicina - (FOTO: Glaucia Lima)

A jovem, Lara Valeska de Medeiros Rocha, de 19 anos, natural de Natal, e residente na rua Major Salviano, nº 147, Centro, em Caicó, foi a primeira colocada no curso de medicina para o campus da UFRN em Caicó.

Ela estava em casa quando recebeu a notícia. Disse em entrevista que estudou muito e que teve a ajuda do namorado João Luiz, que passou em 4º lugar no mesmo curso e dos professores que lhe ajudaram.

Confira os a relação dos convocados aqui



No ar: Vivaldo Costa apresenta todas as manhãs Programa Papa Jerimum

Vivaldo Costa, apresenta seu programa de segunda a sexta-feira na Rádio Caicó AM

Quem acompanha a programação radiofônica nas manhãs seridoenses deve ter ouvido o Programa do Papa Jerimum. Após a reabertura da Rádio Caicó, o deputado Vivaldo Costa, voltou a apresentar seu programa na emissora. Vivaldo, que é médico, conversa diariamente com seus ouvintes, fala das notícias e leva suas dicas de saúde.

Líder de audiência o Programa Papa Jerimum é apresentado de segunda a sexta, na Rádio Caicó, 1290 AM, a partir das 6 horas da manhã. Quem desejar acompanhar o programa pela internet acessa: http://bit.ly/1ykRFV0



Conselho Municipal de Saúde se reúne em Caicó nesta terça-feira (27)

Acontecerá nesta terça-feira (27), a 98ª reunião extraordinária do Conselho Municipal  de Saúde de Caicó. O encontro será realizada no auditório do curso de medicina multicampi, no 2º andar do Hospital de Oncologia do Seridó, antiga Maternidade Mãe Quininha, durante todo dia, com início as 8hs e término as 17hs30min.

A pauta da reunião será a seguinte:

a) Leitura e aprovação da ata do 97º reunião extraordinária;

b) Informes sobre a situação dos hospitais em Caicó;

c) Apresentação, discussão  e deliberação do relatório quadrimestral referente aos meses de Maio a Agosto de 2014;

d) Apreciação, discussão e deliberação da Programação Anual de Saúde ano 2015.



Bando armado arromba caixas eletrônicos na fábrica da Sams em Macaíba/RN

Caixa eletrônico arrombado na Simas em Macaíba/RN

A Polícia registrou na noite desta domingo (25), o arrombamento terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal e do Bradesco, instalados na fábrica da Sams, localizada na área industrial de Macaíba/RN.

A informação dá conta que aproximadamente oito homens armados entraram no estabelecimento, por volta das 20hs30min renderam os vigilantes e com o uso de maçaricos, abriram os caixas e roubaram o dinheiro. Eles saíram do prédio, 3 horas depois.

Os dois vigilantes rendidos foram trancados em uma sala da empresa. Um carro de um funcionário também foi levado pelos assaltantes.

A ação de quadrilhas que praticam arrombamentos de caixas eletrônicos no Rio Grande do Norte, tem sido uma prática cada vez mais comum. Somente no ano passado (2014), foram registrados 56 ataques.

A Delegada da Deicor, Sheila Freitas, disse ao Blog Sidney Silva, que as quadrilhas estão migrando entre os estados do Nordeste, mas, que existe uma investigação para tentar desarticular alguns grupos.



Homem é baleado na zona norte de Caicó neste domingo (25)

Foi encaminhado para Natal, na noite deste domingo (25), o caicoense, Augusto Cesar de Brito, de 38 anos, que reside na Rua São João, no Bairro de Boa Passagem. Ele foi alvejado com vários disparos de arma de fogo.

O fato se deu por volta das 18hs20min, na estrada de terra entre os Bairros Boa Passagem e o Samanaú. Dois homens em uma moto se aproximaram da vítima e efetuaram os disparos.

De acordo com informações apuradas pelo Blog Sidney Silva, uma viatura da Polícia Militar encontrou a vítima correndo em fuga dos assassinos e baleada. Ele foi socorrido para o Hospital Regional.

Seu estado de saúde inspira cuidados, por causa disso teve que ser encaminhado por uma ambulância do Samu para Natal.

Um dos tiros lhe atingiu o pescoço e ficou alojada na boca.



Roberto Germano afirma que Caicó tem poços perfurados e aguardando a instalação dos equipamentos de captação há meses

Neste domingo (25), este repórter ouviu uma conversa entre o prefeito Roberto Germano e o ex-prefeito Francisco de Assis Medeiros, (Chiquinho Burra Cega). O atual gestor caicoense dizia das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, e relatou sobre um encontro com a ex-governadora Rosalba Ciarini e outros prefeitos no ano passado.

Na ocasião, ela anunciava a perfuração de poços na zona rural das cidades e Caicó, seria contemplada com 4. A então governadora, iria enviar as perfuratrizes do Estado para os trabalhos. O prefeito, Roberto, pediu para ela não enviar as máquinas para a fazer perfuração de poços. “Governadora, eu não quero! Faça o seguinte, mande instalar os equipamentos de captação de água nos poços que já estão perfurados na zona rural da minha cidade, que são cerca de 200. Ao invés de a senhora mandar furar mais quatro, mande instalar os que já foram perfurados“, disse.

Segundo o gestor, já faz um tempo dessa conversa e até hoje os poços permanecem aguardando as instalações.



Agência do Bradesco é estourada na madrugada deste domingo em Messias Targino/RN

Na madrugada deste domingo (25), por volta das 2hs20min, a Polícia registrou mais uma ação criminosa contra agência bancária no Rio Grande do Norte. Foi na cidade de Messias Targino. Uma quadrilha explodiu a agência do Bradesco, local.

Mais uma vez, com o uso de explosivos, o bando detonou o prédio. O dinheiro do eletroeletrônico, foi levado.

Os bandidos deixaram a cidade, em um carro que estava em frente a banco. Eles chegaram no mesmo veículo.

Policiais militares foram acionados e estão em diligências, mas, até agora ninguém foi preso.

Banco Bradesco foi explodido em Messias Targino - (FOTO: Francisco Coelho-FOCOELHO.COM)



Presos tentam abrir buraco em parede para escapar em CDP de Natal

Do Portal BO – Dez presos de uma cela no Centro de Detenção Provisória da Zona Norte tentaram escapar daquela unidade abrindo um buraco na parede. No entanto, por volta das 4h deste sábado (24), o buraco foi descoberto pelos agentes penitenciários e a fuga foi abortada.

Marcos Paulo, diretor do CDP da Zona Norte, disse que os presos estariam trabalhando no buraco há alguns dias. Para camuflar, eles usavam uma massa feita por eles mesmos, inclusive, usando desodorante para compor essa massa.

Ainda de acordo com o diretor, o buraco foi encontrado na cela três do CDP, após uma revista dos agentes penitenciários com apoio de um policial militar que trabalha na unidade. “Estamos redobrando atenção para as tentativas de fugas”, declara Marcos Paulo.

Tentativa de fuga foi registrada no CDP da Zona Norte de Natal



Acidente deixa jovem morta no Sertão da Paraíba

Luana Gomes, de 22 anos trafegava com o seu veiculo Volkswagen Golf

Do site PatosOnline – Um acidente de trânsito foi registrado na madrugada deste Sábado (24) na BR 230. O Sinistro ocorreu por volta das 2 horas e 30 minutos no KM 412, próximo ao “campo de aviação” e deixou o saldo de uma vitima fatal.

Segundo o patrulheiro Thiago Batista, durante a madrugada recebeu uma ligação da Policia Militar informando que na rodovia havia ocorrido um capotamento e que no local duas pessoas estavam feridas. Chegando ao local indicado pela PM, a equipe constatou a veracidade do fato e acionou o Samu compareceu e socorreu uma das vitimas, pois a outra teve morte instantânea.

A PRF informou que a jovem Luana Gomes (foto) de 22 anos trafegava com o seu veiculo Volkswagen Golf de placas OFX 7017 de Pombal PB em companhia de um rapaz conhecido por Junior Assis. O inspetor relatou que a vitima tentou fazer uma curva, porém algo tirou a atenção e ocasionou a saída de pista e em seguida o capotamento.

Uma foto mostra o velocímetro do veículo “cravado” a 160 km/por hora. O excesso de velocidade poderá ser o motivo da tragédia.

A PRF realizou os procedimentos de praxes, já a policial civil esteve isolando o local enquanto que o IPC realizava a pericia. Luana é filha do casal Neide e “Dadinha” bastante conhecido e de família tradicional da cidade.

O corpo de Luana Gomes foi encaminhado ao IML para ser necropsiado e em seguida será liberado para os familiares realizarem o sepultamento que deverá acontecer neste domingo em Pombal, ainda sem horário definido pela família.



Voltar ao topo