Vende-se sítio na zona rural de São José do Seridó (Barragem Passagem das Traíras)

Vende-se um sítio na zona rural de São José do Seridó/RN, denominado de Kipauá, distante 12 quilômetros do centro urbano.

A casa é rodeada de plantas frutíferas e é localizada na margem da barragem Passagem das Traíras, dispondo de água encanada e energia elétrica, além de cisterna.

Os contatos para mais informações devem ser feitos pelo telefone (084) 9928-2368, falar com Belízia.

Click nas imagens para ampliar



Detran melhora a sinalização da Avenida Rio Branco em Jardim de Piranhas

Avenida Rio Branco sendo pintada

Atendendo um pedido do prefeito de Jardim de Piranhas Elídio Queiróz, o Detran/RN iniciou a sinalização da Avenida Rio Branco (principal avenida da cidade) na tarde desta terça feira (16).

Faixas de pedestres e quebra molas foram sinalizados para melhorar a visualização de motoristas e pedestres que circulam na avenida.

Após a reforma que passou, a Avenida Rio Branco dá uma visualização melhor para as pessoas que passam nela. Em breve o centro da cidade vai receber uma praça totalmente reformada para melhorar ainda mais a visão do centro como também um ponto de encontro dos jardinenses.



Alunos do curso enfermagem da UERN/Caicó realizam trote solidário

Sara Sâmela e sua mãe Denilza Dantas

A valorização da Vida se dá a partir das diversas maneiras de reconhecê-la através das ações coletivas direcionadas a aqueles que precisam da nossa atenção e compromisso. Desta forma, nós alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/Campus Caicó, do Terceiro Período de Enfermagem, estarão na manhã desta quarta-feira (17), realizando o trote solidário com os calouros ingressantes no semestre 2014.2 em benefício da causa maior pela vida de Sara Sâmela residente em Currais Novos que luta contra a Leucemia do tipo LLA desde dezembro do ano passado e de sua mãe Denilza Dantas que está com o câncer de mama.

Os calouros estarão nesta manhã pelas ruas de Caicó nas proximidades da Ilha de Sant’Ana e no comércio para angariar dinheiro que será utilizado para ajudar a família de Sara e de sua mãe no tratamento da doença, como também conscientizar as pessoas para a realização do cadastro como futuro e possível doador de medula óssea, de modo a ajudar outras pessoas.

Certos da atenção dos caicoenses, os alunos da Uern do terceiro período de Enfermagem pedem a sensibilidade das pessoas para contribuir com os calouros quando estes passarem pedindo ajuda para a campanha em prol da situação de Sara Samela e de sua mãe. Muito mais que um desafio a ser vencido, está a necessidade de obtenção de ações concretas que viabilizem meios facilitadores para que a luta contra os problemas mais temerosos sejam vencidos. Assim, agradecemos aos que conosco compartilham desta ideia e ajudam a Sara e sua mãe da sua maneira mais particular dizendo sim a nossa Campanha“, disse a aluna Clara Wanderley, que nos enviou e-mail.



22 reservatórios do RN devem entrar em colapso no início de 2015

Da Tribuna do Norte – O Rio Grande do Norte deve chegar nos primeiros meses de 2015 com 22 reservatórios de água colapsados, segundo informações da Semarh com base em simulação de perda de água dos reservatórios enviada à TRIBUNA DO NORTE no início de setembro. Dos 46 reservatórios monitorados pela Semarh, 12 já estão em colapso, e mais 10 devem chegar a este status até fevereiro de 2015. Diante do cenário será renovado o decreto de calamidade pública para o RN.

É considerado um colapso quando o reservatório chega ao “volume morto”. Quando o volume da reserva fica abaixo das tomadas de água, inviável para captação via adutora. A simulação, feita pela Semarh, se baseia na vazão de água retirada dos reservatórios e a evaporação deles. Não considera eventuais chuvas. O que é difícil de ocorrer, pelo menos nestes próximos três meses – setembro, outubro e novembro -, de acordo com o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot.

A grave situação atinge, majoritariamente, as regiões do Seridó e Alto Oeste. Cinco cidades estão hoje em colapso de abastecimento, e 111 municípios abastecidos por carros-pipa do Exército. Outra cidade à iminência do colapso é Pau dos Ferros. O açude que abastece o município já está em 6,83% de sua capacidade, e deve suportar abastecimento até janeiro de 2015. A adutora de engate rápido para o município, prometida para julho passado, está em fase de testes.

O cenário é o resultado de três anos seguidos de estiagem, e apesar de ocorrido algumas chuvas neste ano, não foram suficientes para a recarga dos reservatórios. De acordo com Gilmar Bistrot, as chuvas ficaram 35% abaixo da normalidade – considerando um inverno normal de 700 mm.

Números

12 dos 46 reservatórios monitorados pela Semarh já estão em colapso.
10 reservatórios devem chegar a esse status até fevereiro de 2015.



Água do Gargalheiras só dura mais dois meses

Açude Gargaheiras está com seu volume muito baixo - (FOTO:

Da Tribuna do Norte – O abastecimento d’água em Acari e Currais Novos, cidades na região do Seridó potiguar, poderá ser completamente interrompido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) nos próximos dois meses, restando como alternativa à população de 56 mil habitantes (Acari tem cerca de 11,3 mil habitantes; Currais Novos  em torno de 44,7 mil) o abastecimento via poços e carros-pipa. O açude Gargalheiras, principal reservatório que atende aos dois centros urbanos, só tem água para mais 60 dias e, segundo a companhia estatal, o reservatório Dourados, que também abastece Currais Novos, estará completamente seco em 20 dias.

Na última segunda-feira (15), o rodízio de abastecimento das cidades se tornou ainda mais precário. Currais Novos foi dividida em sete setores e cada um deles só receberá água durante oito horas a cada sete dias. Esse fornecimento só acontecerá durante a noite. A cidade possui uma demanda de abastecimento de 360 metros cúbicos por hora; Acari são 100 m³/hora. Já as comunidades de Acauã, Brejuí e Bulhões necessitam de 60 m³/hora.

De acordo com o gestor do sistema de abastecimento de água em Currais Novos, José Eudes de Medeiros, o início das operações da adutora mista (de engate rápido e comum) seria a solução mais eficaz para o abastecimento das cidades, bem como as comunidades rurais da região. Ontem, o Diário Oficial da União publicou o edital para a licitação em Regime Diferenciado de Contratação (RDC) da adutora de engate rápido que levará água para Currais Novos e Acari.

Mas, observando-se todos os prazos necessários para o certame, as obras e possíveis atrasos, a adutora mista só deve entrar em operações a partir de dezembro de 2015. A estimativa é da coordenadoria regional do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).



Corpo de Bombeiros inicia cursos de nivelamento da Lei de Promoção de Praças

O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), por meio do Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA), iniciou na manhã desta segunda-feira (15), a 1ª turma do curso de nivelamento da corporação. A capacitação, que prevê a formação de 11 turmas, sendo cada uma composta por 40 militares, contempla a exigência legal compreendida na Lei de Promoção de Praças (Lei Complementar nº 515 de 09/07/2014) para garantir a ascensão profissional da categoria.

De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, a instituição estará formando duas turmas de nivelamento em 2014, sendo a primeira a partir desta segunda-feira e a segunda turma a partir do dia 20 de outubro. Segundo o Coronel Elizeu Dantas, após a conclusão deste primeiro ciclo, os militares já estariam aptos à promoção de cabo que está prevista para ocorrer em abril de 2015.

“O CBMRN tem como previsão ofertar o nivelamento a cerca de 450 soldados, sendo uma média de 40 por turma, num total de 11 turmas. O processo seguirá em ritmo acelerado para que todos possam se capacitados e fiquem aptos à promoção”, disse.

O Plano Quadrienal de formação a ser desenvolvido pela instituição no período de 2014 a 2017 inclui ainda 2 turmas de formação de sargentos, 1 de aperfeiçoamento de sargentos e 1 de formação de praças.

“Já que a categoria conquistou este justo direito, com a aprovação da Lei na ALRN e sanção da governadora Rosalba Ciarlini, cabe a este comando executar com celeridade este processo, que por sua vez, garantirá a ascensão profissional dos militares. Estamos empenhados na efetivação de um cronograma que permita a execução por parte da instituição e possa beneficiar o maior número possível de militares”, disse o Coronel Elizeu Dantas.



Caicó sediará Eco Pedal BIKE em Outubro

Mais do que apenas pedalar, para muitos o ciclismo representa um estilo de vida, uma paixão sob duas rodas em velocidade emocionalmente constante. É com esse pensamento que o grupo seridoense, Caicó Bike, realizará no próximo dia 19 de outubro o 1º Eco Pedal Caicó Bike, evento que promete contar com a participação de ciclistas de diversos municípios e estados.

A primeira realização do 1º Eco Pedal tem previsão de início às 06h30, percorrendo dois trechos de 35km e 50km, tendo o Restaurante Ponto Certo como ponto de partida e chegada.

Além de percorrerem subidas e decidas íngremes sem grandes dificuldades, os participantes poderão prestigiar paisagens inspiradoras pelo caminho e ainda contar com a recepção ímpar e calorosa do povo seridoense.

Os organizadores, certos do sucesso deste grande evento, já adiantam aos interessados em participar: é emoção desde a primeira pedalada. Para garantir a sua inscrição, entre em contato pelos telefones: (84) 9936 – 9296 / 8814 – 0544 / 9972 – 5544.ais do que apenas pedalar, para muitos o ciclismo representa um estilo de vida, uma paixão sob duas rodas em velocidade emocionalmente constante. É com esse pensamento que o grupo seridoense, Caicó Bike, realizará no próximo dia 19 de outubro o 1º Eco Pedal Caicó Bike, evento que promete contar com a participação de ciclistas de diversos municípios e estados.



CAU/RN realiza 33º Plenária na cidade de Caicó

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RN irá realizar no dia 18 de setembro, às 18h, no auditório da Câmara Municipal dos Vereadores, na cidade de Caicó, a sua 33º Plenária.

O presidente do Conselho, Raquelson Lins convida os profissionais para participarem desse importante encontro, onde serão discutidos assuntos como: piso salarial, exercício profissional, entre outros.

A Plenária itinerante é um projeto do CAU/RN para difundir a importância do trabalho da autarquia em lutar pelos direitos dos arquitetos bem como a regularização e fiscalização da profissão.

Na ocasião, os demais conselheiros e os setores de fiscalização e jurídico estarão presentes.



Justiça condena três envolvidos na Operação Assepsia

O juiz da 7ª Vara Criminal de Natal, José Armando Ponte Dias Junior, condenou três pessoas envolvidas na Operação Assepsia deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em junho de 2012, em esquema de contratos fraudulentos montado no âmbito do município de Natal para gerir as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs).

Foram incluídos no rol de culpados os nomes do ex-secretário de Saúde do Município de Natal, Thiago Barbosa Trindade e dos empresários Tufi Soares Meres e Rosimar Gomes Bravo e Oliveria. Cabe recurso à decisão e os três réus podem responder em liberdade.

O ex-secretário de Saúde do Município de Natal, Thiago Barbosa Trindade, foi condenado por crime de corrupção passiva (tipificado pelo artigo 317 do Código Penal) porque teria recebido vantagens indevidas, em razão da função pública então exercida. As condenações dizem respeito a dois tipos de vantagens aceitas por Thiago: passagens aéreas para Barcelona (Espanha) com acompanhante, para conhecer o CHC, consórcio hospitalar da catalunha, e ingressos para o camarote da Escola de Samba Grande Rio, durante o Carnaval carioca de 2011.

Pelo cometimento de cada um dos crimes de corrupção passiva, o ex-secretário de Saúde foi condenado a três anos e seis meses de reclusão e 140 dias-multa. O dia-multa foi fixado no valor de 1/10 do salário mínimo vingente em fevereiro de 2011. O magistrado levou em consideração o fato de o réu não ser reindidente e por isso, substituiu a pena privativa de liberdade por duas penas restritivas de direitos: prestação de serviços à comunidade (uma hora de serviço por dia de condenação) e multa no valor de R$ 20 mil.

Por ter ofertado as vantagens a Thiago Barbosa Trindade (as passagens em 1º de fevereiro de 2011 e as entradas para o Carnaval do Rio, em 03 e 06 de março do mesmo ano), Tufi Soares Meres e Rosimar Gomes Bravo e Oliveira, por sua vez, foram condenados por crimes de corrupção ativa, previso no artigo 333, do Código Penal.

A Rosimar Gomes Bravo e Oliveira foi imposta condenação de quatro anos e um mês de reclusão em regime semiaberto e 175 dias-multa. O valor da dia-multa foi fixado em metade do salário mínimo vingente em fevereiro de 2011.

Já Tufi Soares Meres foi condenado a quatro anos e oito meses de reclusão, inicialmente em regime semiaberto e 210 dias-multa (sendo o valor de cada dia-multa em dois salários mínimos, em valor vingente em fevereiro de 2011).



Em Caicó, Robinson afirma que Francielle será eleita deputada estadual

Robinson e Francielle em Caicó (2) - (FOTO: Mel Soares)

A Caravana da Liberdade, liderada pelo candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), juntou-se à grande mobilização da candidata Francielle Lopes (PPS), em Caicó, neste sábado (13). A carreata saiu do clube AABB, zona leste, até a zona norte, percorrendo dez bairros do município.

A receptividade dos caicoenses e o aceno em cada esquina mostrou a força do voto da mudança, defendido por Francielle, desde o início da campanha eleitoral.

“Eu não tenho dúvidas de que Francielle vai ser eleita deputada estadual e vai fazer o melhor pela sua cidade, pela sua região e pelo Rio Grande do Norte”, afirmou Robinson, após a carreata.

Já Francielle Lopes (PPS) comentou que o povo do Rio Grande do Norte está convencido que a mudança que se espera no Governo vai acontecer com Robinson Faria. “Nós temos certeza da eleição de Robinson para o governo do Estado, e, na Assembleia Legislativa lutaremos pelas causas de Caicó e das demais regiões do estado”.



Avaliação negativa do governo Rosalba é de 69%, diz pesquisa Ibope

Do G1/RN – O governo de Rosalba Ciarlini (DEM), no Rio Grande do Norte, é avaliado nagatimente por 69% dos entrevistados em pesquisa Ibope e divulgada nesta segunda-feira (15). De acordo com a pesquisa, outros 19% dizem considerar a gestão de Rosalba “regular”; 7% consideram “bom” ou “ótimo”. Outros 5% não souberam responder.

Encomendada pela Inter TV Cabugi, essa é a segunda pesquisa do Ibope para as eleições no Rio Grande do Norte.

O resultado da pesquisa de avaliação do governo é:
- Ótimo: 2%
- Bom: 5%
- Regular: 19%
- Ruim: 12%
- Péssimo: 57%
- Não sabe/não respondeu: 5%

Os entrevistados também foram questionados sobre se aprovam ou desaprovam a maneira como a governadora Rosalba Ciarlini administra o estado. Segundo o Ibope, 82% desaprovam, 10% aprovam, e 8% não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de setembro. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00027/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00643/2014.



No RN, Ibope aponta: Dilma, 51%, Marina, 22%, e Aécio, 6%

Do G1/RN -Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (15) aponta que Dilma Rousseff (PT) tem 51% das intenções de voto, Marina Silva (PSB), 22%, e Aécio Neves (PSDB), 6%, entre os eleitores do Rio Grande do Norte na corrida para a Presidência da República. Esta é segunda pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto no Rio Grande do Norte sobre a eleição nacional, após o registro das candidaturas.

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.

Pastor Everaldo (PSC) tem 2%. Luciana Genro (PSOL) aparece com 1%. Brancos e nulos somam 9%, e outros 8% não responderam. Os candidatos Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), e Zé Maria (PSTU) somam, juntos, 1%.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado) apenas no estado do Rio Grande do Norte:
Dilma (PT) – 51% das intenções de voto
Marina Silva (PSB) – 22%
Aécio Neves (PSDB) – 6%
Pastor Everaldo (PSC) – 2%
Luciana Genro (PSOL) – 1%
Outros com menos de 1% – 1%
Brancos e nulos – 9%
Não sabe ou não respondeu – 8%

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de setembro. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00027/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00643/2014.



Fátima tem 38% e Wilma, 32% na corrida pelo Senado no RN, diz Ibope

Do G1/RN – O Ibope divulgou, nesta segunda-feira (15), pesquisa de intenção de voto sobre a disputa ao Senado no Rio Grande do Norte.

Encomendada pela Inter TV Cabugi, a pesquisa é a segunda do Ibope no Rio Grande do Norte.

A candidata Fátima (PT) tem 38%. Em seguida, aparece a candidata Vilma Maria de Faria Fátima (PSB), com 32%. Ana Célia (PSTU) e Professor Lailson (PSOL) têm 2%, cada. Roberto Ronconi (PSL) aparece com 1%.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

Fátima (PT) – 38% das intenções de voto
Vilma Maria de Faria (PSB) – 32%
Ana Célia (PSTU) – 2%
Professor Lailson (PSOL) – 2%
Roberto Ronconi (PSL) – 1%
Brancos e nulos – 13%
Não sabe ou não respondeu – 12%

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de setembro. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00027/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00643/2014.



Ibope: Henrique tem 40% e Robinson, 31% no RN

Do G1/RN – O Instituto Ibope divulgou, nesta segunda-feira (15), pesquisa de intenção de voto sobre o primeiro turno da disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte. Em primeiro lugar, aparece o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), com 40%. No levantamento anterior, ele tinha os mesmos 40%.

Encomendada pela Inter TV Cabugi, a pesquisa é a segunda do Ibope no Rio Grande do Norte.

O candidato Robinson Faria (PSD) aparece em segundo lugar com 31% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ele tinha 28%.

Professor Robério Paulino (PSOl) tem 3%. Simone Dutra (PSTU) e Araken Farias (PSL) têm 1% cada.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Henrique Eduardo Alves (PMDB) – 40%
Robinson Faria (PSD) – 31%
Professor Robério Paulino (PSOL) – 3%
Simone Dutra (PSTU) – 1%
Araken Farias (PSL) – 1%
Brancos e Nulos – 14%
Não sabem – 10%

Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Henrique Eduardo Alves e Robinson Faria. Os resultados são os seguintes:

Henrique: 40%
Robinson: 36%
Branco/nulo: 14%
Não sabe/não respondeu: 11%

Rejeição
O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é de Henrique Alves, que tem 28%. Na sequência aparecem Araken Farias (23%), Robinson Faria (21%), Simone Dutra (20%) e Professor Robério (14%).

A pesquisa foi realizada entre os 12 e 14 de setembro. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00027/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00643/2014.



Morre aos 70 anos, ex-governador do RN, Iberê Ferreira de Souza

Iberê Ferreira de Souza morreu em São Paulo - (FOTO: FD/Rio Grande do Norte)

O portal Nominuto.com está informando que o ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) morreu hoje (13), aos 70 anos, por complicações de um câncer diagnosticado em 2010.

Ele estava internado há cerca de 2 meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratar de uma meningite. O político do PSB fez várias cirurgias para retirar tumores.

Iberê foi deputado estadual, deputado federal e governador do Rio Grande do Norte em 2010.

Trajetória

Filho de Odorico Ferreira de Souza e Hermengarda O’Grady de Paiva Ferreira de Souza, Iberê Ferreira de Souza era advogado com Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com especialização em advocacia empresarial pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.

Ele foi adjunto da promotoria pública em Santa Cruz (1963-1967). Filiou-se ao MDB em 1969 elegendo-se deputado estadual em 1970 e 1974 chegando a líder da bancada e integrou o diretório regional.

Iberê Ferreira deixou o partido para integrar a equipe do governador Lavoisier Maia (1979-1983) a quem serviu como chefe da Casa Civil e Secretário de Governo.

Nesse ínterim ingressou no PDS e em 1982 foi eleito suplente de deputado federal sendo efetivado posteriormente.

No governo José Agripino Maia (1983-1986), Iberê foi superintendente regional da Legião Brasileira de Assistência e retornou à Secretaria de Governo. Filiou-se ao PFL e foi reeleito deputado federal pelo partido em 1986, 1990 e 1994.

O ex-governador mudou sua legenda partidária ao migrar para o PPB ao aceitar o convite do governador Garibaldi Alves Filho para ocupar a Secretaria do Trabalho e Ação Social em 1997, cargo ao qual renunciou para disputar e conseguir um novo mandato de deputado federal em 1998 conquistando um novo mandato pelo PTB em 2002.

No primeiro governo Wilma de Faria, ele foi Secretário de Agricultura. Em 2006 foi eleito vice-governador do estado pelo PSB.

Em 2010, Iberê assumiu o comando do governo do estado em 31 de março de 2010 mediante a renúncia de Wilma de Faria para disputar o pleito de 2010.2

Iberê Ferreira disputou a reeleição para o cargo, mas perdeu a eleição.

O ex-governador morreu aos 70 anos, e deixou três filhos, Isabela, Joca e Gentil.



Operação “Brasil Integrado”: Polícias Civil e Militar cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Acari e Cruzeta

Dando continuidade às ações da Operação “Brasil Integrado” as equipes de Polícia Civil das Delegacias Municipais de Caicó, Serra Negra, Jucurutu, Santana do Matos, Acari e Cruzeta, sob o comando do delegado Helder Carvalhal, da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Caicó, cumpriram na manhã desta sexta-feira (12) 12 mandados de busca e apreensão, 07 na cidade de Acari e 05 em Cruzeta.

A Operação, que contou com o apoio da Polícia Militar através dos Grupos Táticos Operacionais (GTO) de Currais Novos, Caicó, Parelhas e Jardim do Seridó, resultou na apreensão de dois adolescentes e na prisão em flagrante de um homem identificado como Ivanildo Pereira de Meneses, 43 anos. Ivanildo foi autuado por tráfico de drogas e posse ilegal de munição.

Além disso, foram apreendidos crack, cocaína, munições de calibre 38 e 32, mais de R$3 mil em espécie, cadernos de anotação, celulares, balanças de precisão, punhais, canivete, relógio, bastão e uma placa veicular de Currais Novos (NNZ 3851).

Operação “Brasil Integrado”

Deflagrada entre os dias 02 e 04 de setembro, a Operação “Brasil Integrado” é uma iniciativa do Ministério da Justiça para o enfrentamento, de maneira articulada, aos mais diversos tipos de crime, em todos os nove Estados do Nordeste.

Durante 72 horas, equipes das instituições Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ITEP, Centro de Inteligência da SESED, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e do Exército Brasileiro realizaram barreiras policiais, cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, fiscalização de produtos controlados e contra crimes ambientais, abordagens à pessoas, à veículos e à estabelecimentos, além de blitzen da Lei Seca.

A Operação, que teve continuidade nesta sexta-feira (12), resultou em dezenas de prisões, apreensões de armas de fogo, munição, drogas e veículos roubados, e recaptura de fugitivos do sistema prisional.



Estado Islâmico mantém cerca de 40 mulheres em cativeiro; elas são estupradas várias vezes durante o dia

Terra – Uma jovem Yazidi capturada pelo Estado Islâmico revelou ao jornal italiano La Repubblica os abusos sofridos sob a condição de escrava sexual dos extremistas, segundo o The Independent.

Mayat (nome fictício), de 17 anos, foi capturada por integrantes do Estado Islâmico em 3 de agosto durante uma ofensiva no Monte de Sinjar, no Iraque, e até agora permanece em poder dos seu sequestradores.

Segundo a jovem, os jihadistas permitiram que ela falasse por telefone com um repórter da publicação italiana para que ela descrevesse, em detalhes, aos pais “o que estava passando“. Mayat pediu ao jornalista que não revelasse seu nome verdadeiro porque “tinha vergonha” do que haviam feito a ela.

Parte de mim gostaria de morrer imediatamente, afundar sob o chão e ficar lá. Mas uma outra parte ainda tem esperança de que eu seja salva e possa abraçar os meus pais mais uma vez“.

A menina revelou que o Estado Islâmico mantém como reféns cerca de 40 mulheres e adolescentes de entre 12 e 30 anos, em um casa protegida com homens armados em uma cidade desconhecida.

De acordo com ela, há três “quartos do horror“, onde mulheres são violentadas por vários homens diferentes ao longo do dia. “Eles nos tratam como escravas, somos ‘dadas’ a diferentes homens, alguns deles chegados direto da Síria“, conta.

De acordo com um relatório divulgado em agosto pela Anistia Internacional, milhares de mulheres e crianças foram capturadas pelos extermistas durante sua ofensiva em várias cidades do norte iraquiano e partes da Síria. “Eles nos ameaçam e nos batem se tentamos resistir. Às vezes desejo que eles me batam muito forte para que eu possa morrer, mas eles são covardes. Nenhum deles tem coragem de acabar com o nosso sofrimento“.

Mesmo que eu sobreviva, não acredito que serei capaz de remover esse horror da minha mente. Eles já mataram meu corpo, agora estão matando minha alma“, finaliza.



Polícia da Paraíba apreende 50kg de maconha em táxi proveniente do RN

Droga apreendida na Paraíba saiu do Rio Grande do Norte - (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Do G1/PB – Cerca de 50kg de maconha foram apreendidas na madrugada desta quinta-feira (11) em uma ação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), de João Pessoa. Segundo informações do delegado Allan Murilo Terruel, o flagrante aconteceu no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Bayeux, na Grande João Pessoa. O veículo, que era um táxi, havia saído do Rio Grande do Norte.

A DRE já vinha investigando o caso e sabia que o carro ia passar pelo posto da PRF. Dois homens, um de 45 anos e outro de 31, foram presos, sendo que um deles era taxista. O dois foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico e vão ser encaminhados para a Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o Presídio do Roger, na capital paraibana.

Ainda segundo informações da DRE, a droga estava armazenada em um saco de estopa na mala, sem grandes disfarces. As investigações dão conta de que a maconha seria comercializada na Comunidade Paulo Afonso, em Jaguaribe, mas é possível que ela fosse fracionada e encaminhada para outras localidades de João Pessoa.

Com essa apreensão, a DRE soma mais de 100kg maconha apreendidos no mês de setembro. No dia 3, outros 61kg foram retirados de circulação pela delegacia e um homem foi preso em flagrante, na comunidade Paulo Afonso, em Jaguaribe. A DRE informou que este ano já apreendeu mais de meia tonelada de drogas no estado.



Presidente da Câmara de Janduís declara apoio a Francielle

Francielle caminhando com o presidente da camara da Janduis, Leandro Tomé (PRB) - (FOTO Mel Soares)

A candidata a deputada estadual, Francielle Lopes (PPS), cumpre uma extensa agenda nesta quinta-feira (11), visitando quatro municípios da região do médio oeste potiguar: Patu, Messias Targino, Campo Grande e Janduís.

Francielle foi acompanhada pelo vereador janduiense Leandro Tomé (PRB), presidente da Câmara Municipal que declarou apoio à candidata. Ele e o seu grupo estão apoiando Francielle na região.

“Francielle representa uma nova política, sem falsas promessas, estando próxima ao povo, ouvindo a população. Por isso declaramos apoio e pedimos o voto a todos os nossos amigos do médio oeste”, destacou o presidente da Câmara de Janduís.

Pela manhã, Francielle visitou Patu e Messias Targino. Na parte da tarde, Campo Grande. Às 19 horas, fez comício, em Janduís, no Bairro São Bento.

“É com muita alegria que estou voltando ao médio oeste. Em 2012, estive em Janduís, participando da campanha para prefeito. Agora, volto como candidata a deputada, com o apoio do atuante vereador Leandro Tomé o que, para mim, é uma imensa satisfação”, declarou Francielle.



Parlamento Jovem realiza primeira sessão da legislatura nesta sexta-feira

O Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se reúne na primeira sessão ordinária da legislatura nesta sexta-feira (12), às 9h, no Plenário Clóvis Motta. Os vinte e quatro deputados foram eleitos pelo voto direto em escolas públicas e privadas, que visa oportunizar o conhecimento da atividade política, a consciência e liderança entre os jovens.

Os jovens são alunos matriculados do 1º ao 3º ano do ensino médio, com idade máxima até 19 anos, no dia da eleição, de escolas públicas e privadas, e que estejam frequentando a sala de aula regularmente. Em cada edição, são contempladas doze escolas, que elegerão dois representantes.

Nesta edição foram eleitos, além de Natal, representantes dos municípios de Monte Alegre, São Paulo do Potengi, Tangará e Bento Fernandes. O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta (PROS) conduziu a solenidade.

Após eleitos, os jovens passam a reunir para deliberar sobre assuntos de interesse da sociedade e podem até ter sua proposta “adotada” por um parlamentar. O Parlamento Jovem foi instituído através da Resolução nº 041/2002 em 17 de dezembro de 2002, de autoria da deputada Márcia Maia (PSB).

MESA DIRETORA
Presidente: Bruno Marinho
1º vice-presidente: Crisnara Ribeiro
2º vice – presidente: Mateus Peres
1º secretário – Pedro Cassiano
2º secretário –Mateus Wingles
3º secretário – Rutiane Araújo
4º secretário –Alan Vítor

Parlamento Jovem
Monte Alegre – Escola Estadual Profº Gaspar
Ruth Dayane Vicente
Pedro Cassiano de Paiva
Rodrigo Valentin dos Anjos

São Paulo do Potengi – Escola Estadual Maurício Freire
Matheus Wingles Alves
Crisnara Ribeiro de Almeida
Rutyane Araújo da Silva

Tangará – Escola Estadual Pref. João Ataíde de Melo
Jobson Kaynan de Almeida
Leonardo Faustino dos Santos

Bento Fernandes – Escola Estadual Senador João Câmara
Otávio Félix de Lima
Alan Victor de Oliveira

Natal
Santos Reis- Escola Estadual Profª Josefa Sampaio
Erick Andrade
Larissa Dias da Luz

Tirol – Colégio Marista
Bruno Oliveira Simonetti
João Vitor Tavares

Cidade Satélite – Instituto Brasil
Alan Correa
Geórgia Teresa Lopes

Lagoa Seca – Escola Estadual Mascarenhas Homem
George Matheus Peres
Gláucia Layse Bezerra

Conjunto Pirangi – Escola Estadual Berilo Wanderley
Lucas Felipe Soares
Rafaela Braga da Silva

Cidade Nova – Escola Estadual União do Povo

Amanda da Silva Xavier
José Augusto do Nascimento

Santa Catarina – Escola Estadual Peregrino Junior 
Jaiane Ferreira da Rocha
Fábio Lucas Alves Souza



Voltar ao topo