Inep recomenda acesso a site do Enem em horário alternativo para evitar lentidão

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os candidatos façam a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de manhã, entre as 6h e as 7h, e à noite, após as 20h, para evitar lentidão no site. Este ano, o Ministério da Educação espera que mais de 9 milhões de pessoas se inscrevam para as provas. Até as 10h desta quarta-feira (27), 910 mil haviam feito a inscrição.

Pelas redes sociais, candidatos reclamam do congestionamento do site: “Preciso fazer minha inscrição no Enem e esse site não ajuda”, reclama uma estudante pelo Twitter. “Um sonho chamado: conseguir fazer a inscrição no Enem”, diz outra internauta.

Iniciadas no dia 25, as incrições vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 5 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Enem. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país.



Policiais civis de Macaíba prendem suspeito de homicídios

PRESO EM MACAÍBA 555

Policiais civis da Delegacia de Macaíba prenderam em flagrante, na tarde desta quarta-feira (27), um homem identificado como Wedson Ramalho de Lima, de 21 anos, conhecido como “Madibú”. O suspeito estava sendo investigado pela equipe policial pela participação em dois homicídios, ocorridos em macaíba em janeiro de 2015 e novembro de 2014.

Wedson foi preso na própria residência, localizada na Rua Inácio Félix de Araújo, no centro da cidade, portando uma revólver de calibre 38, com numeração raspada, além de munição.

No momento da prisão o suspeito negou a participação nos assassinatos, mas em seguida disse que só falaria mediante a presença do advogado. A polícia trabalhou durante seis meses para chegar a possível autoria do crime.

Compartilhe:


Fugitivo de Alcaçuz é recapturado pela PM na zona Norte de Natal

Foto: Divulgação/Sesed

Foto: Divulgação/Sesed

Os policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), em conjunto com o serviço de inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), capturaram na tarde desta quarta-feira (27), mais um fugitivo de Alcaçuz, identificado como Ataíde Rodrigues Pereira da Silva, de 22 anos, que participou da fuga do dia 22 de maio naquela unidade prisional.

Ele foi capturado após os policiais receberem a informação de que Ataíde Rodrigues estaria escondido em uma residência na Avenida Maranguape, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal.

Os policiais foram até o local indicado na denúncia e o encontraram. Segundo o Portal BO,  ele foi conduzido para a Delegacia Especializada em Capturas (Decap), onde foi confirmada a informação. Ataíde Rodrigues Pereira foi encaminhado ao Sistema Prisional do Estado, seguindo para o presídio de origem, onde voltará a cumprir sua pena.

 

Compartilhe:


Inscritos no Enem passam de 1 milhão

Passa de 1 milhão o número de inscritos no ENEM

Passa de 1 milhão o número de inscritos no ENEM

Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegam a 1,2 milhão, segundo balanço das 19h divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A expectativa é que o número de inscritos supere 9 milhões.

O perído de inscrição começou no dia 25 e vai até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 5 de junho. As inscrições são feitas pela internet, no site do Enem. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país.

Para evitar lentidão no acesso, o Inep recomenda que os candidatos acessem o site entre as 6h e 7h da manhã ou após as 20h. Nos demais horários, pode ocorrer congestionamento devido ao alto número de acessos.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão terminando o ensino médio ou que concluíram essa etapa em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do exame. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

Neste ano, para fazer a inscrição, o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um candidato com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.

Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência aqueles com renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Compartilhe:


Audiência pública vai debater coleta e destino do lixo eletrônico

A coleta e a destinação do lixo eletrônico na Capital será tema de audiência pública a ser realizada na quinta-feira (28), às 10h, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em Candelária.

O objetivo da 41ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal é discutir junto com a população e empresários que lidam com produtos de informática os problemas e possíveis soluções relacionados ao descarte destes itens.

Na ocasião, serão avaliadas propostas apresentadas pelos principais fornecedores/produtores de resíduos eletrônicos, bem como os revendedores desse tipo de material e as assistências técnicas especializadas – e pelo – Ministério Público. A meta é formular, com base no que for discutido, um termo de ajustamento de conduta com os órgãos responsáveis, se for o caso. Entre as instituições convidadas para participar da audiência estão a Semurb e a Urbana.

O 41º promotor de Justiça, João Batista Machado Barbosa, fará inicialmente um breve relato do procedimento administrativo referente ao objeto da audiência pública. Também será dado espaço a um representante dos produtores, revendedores e assistência técnica para fazer parte da mesa e proferir uma apresentação em nome do segmento. “Esperamos que a população também venha contribuir”, destacou o representante ministerial.

Compartilhe:


Câmara Itinerante teve mais de mil atendimentos na Zona Norte

Vereadores de Caicó participando do projeto Câmara Cidadã

Vereadores de Caicó participando do projeto Câmara Cidadã

Através de parceria firmada com várias instituições, a Câmara Municipal de Caicó realizou durante esta quarta-feira (27) o projeto “Câmara Itinerante”, que levou a sede do Poder Legislativo municipal à praça Antônio Domingos, no bairro Boa Passagem, Zona Norte.

Com o objetivo principal de aproximar o legislativo da população, o presidente da Casa, vereador Nildson Dantas (PROS) teve a ideia de resgatar este importante projeto que foi, inclusive, aprimorado com o projeto “Câmara Cidadã”, que levou ações de cidadania a praça pública.

Mais de 1100 atendimentos diretos foram realizados como corte de cabelo, consultas por especialistas, assessoria jurídica, aferição de pressão, teste de glicemia, pressão e outros, orientação nutricional, combate a violência, combate a dengue, higiene bucal, orientação de trânsito, dentre tantos outros tipos de serviços que foram ofertados a população. Atrações culturais e uma sessão da Câmara Mirim também marcaram o dia de atividades.

No início da noite, foi realizada a sessão ordinária da Câmara, com a presença dos vereadores. “Terminamos o dia de cidadania com a realização da nossa sessão. Foi gratificante poder acompanhar de perto a população usufruindo tantos serviços que foram viabilizados pelas parcerias que firmamos com tantas instituições que acreditaram no nosso projeto e o nosso objetivo foi alcançado”, comemorou Nildson Dantas.

O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal, através de várias secretarias municipais de Saúde, Infra Estrutura e Ação Social, além do Senai, Senac, Sesc, Sesi, Adese, 1º BEC, 3ª DPRE, Polícia Ambiental, 6º BPM, Slup e meios de comunicação.

Compartilhe:


Funcionalismo público do RN sinaliza greve geral

Os servidores do Rio Grande do Norte se preparam para iniciar uma série de paralisações a partir do segundo semestre deste ano. O movimento não poupará nenhum dos setores considerados essenciais para a população. Saúde, Educação e Segurança, para citar os principais, já iniciaram suas mobilizações.

O primeiro ato de paralisações está marcado para a próxima sexta-feira (29), no Dia Nacional de Lutas. Na mesma data, estimou à reportagem do portalnoar.com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde), os trabalhadores da categorias deverão votar e aprovar greve, que se iniciar já a partir de segunda-feira (1º).

Compartilhe:


Mais de cinco mil eleitores tem seus títulos cancelados no RN

TRE-RN confirma cancelamento de títulos eleitorais

TRE-RN confirma cancelamento de títulos eleitorais

Eleitores que não compareceram às urnas nas três últimas eleições e não regularizaram sua situação junto à justiça eleitoral ou tem dúvidas quanto a sua situação, podem acessar o site do TRE-RN (http://www.tre-rn.jus.br/) e consultar sua situação.

O cancelamento ocorreu depois de passado o prazo de 60 dias para que, os eleitores passíveis de terem o documento cancelado pudessem regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral.

No Rio Grande do Norte foram cancelados 5.560 títulos, levando-se em consideração a regra de que cada turno é considerado uma eleição. Para saber se o documento foi cancelado, basta acessar o link “situação eleitoral”, no espaço “serviços ao eleitor”, disponível nos sítios eletrônicos da Justiça Eleitoral.

O cancelamento do título eleitoral provoca uma série de consequências, como impedir a obtenção de passaporte e carteira de identidade, o recebimento de salário de função ou emprego público, e a tomada de alguns tipos de empréstimos. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público.

Para reverter esse quadro e regularizar o título eleitoral, o eleitor deverá comparecer, pessoalmente, ao cartório eleitoral de sua inscrição ou, em caso de mudança de endereço, no cartório eleitoral ao qual pertença sua residência. Ele deverá levar um documento de identidade, exceto o novo modelo de passaporte por não conter dados de filiação, e, se possuir, apresentar o título eleitoral e os comprovantes de justificativa de ausência em cada turno das eleições, além de comprovante de residência.

A regularização não é necessária para eleitores com menos de 18 anos ou com mais de 70, para os quais o voto é facultativo. Pessoas com deficiência e que têm dificuldade de cumprir as obrigações eleitorais também não terão o título suspenso.

Compartilhe:


Interrogatórios dos réus da Operação Assepsia começarão nesta quinta-feira (28) às 9h

Os interrogatórios dos 11 réus da ação penal 0001904-11.2014.4.05.8400, que ficou conhecida como operação Assepsia, começarão amanhã, às 9h. O Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara, definirá a ordem do interrogatório.

Na manhã desta quarta-feira (dia 27 de maio) foram ouvidas duas testemunhas de defesa e outras seis foram dispensadas. Para a tarde de hoje estarão previstos dez depoimentos de testemunhas.

Nesse processo, o Ministério Público Federal denuncia um suposto esquema de corrupção que teria ocorrido na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Natal.

Esta ação tem como acusados: MICARLA ARAÚJO DE SOUZA WEBER, BRUNO MACEDO DANTAS, ALEXANDRE MAGNO ALVES DE SOUZA, , THIAGO BARBOSA TRINDADE, FRANCISCO ASSIS ROCHA VIANA, CARLOS FERNANDO PIMENTEL BACELAR VIANA, THOBIAS BRUNO TAVARES, ANNIE AZEVEDO DA CUNHA LIMA, ANNA KARINA CAVALCANTE DA SILVA, MIGUEL HENRIQUE OLIVEIRA WEBER e ANTÔNIO CARLOS SOARES LUNA.

Compartilhe:


Adiada a sessão de eleição para novo desembargador do TJRN

Durante a sessão do Pleno desta quarta-feira (27), o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Amílcar Maia, comunicou que a sessão para a eleição do novo desembargador do TJ potiguar, marcada anteriormente para a sexta-feira (29), está adiada. Ele informou ainda que a nova data deverá ser definida, provavelmente, na sessão da Corte de 3 de junho.

Segundo o desembargador, nova data é necessária tendo em vista a grande quantidade de documentos de cada um dos magistrados de primeira instância candidatos ao cargo. Somente o processo principal possui mais de mil páginas, além disso estão sendo analisados o currículo de cada um dos inscritos. “Em virtude isso, faz-se necessário maior prazo para este exame, etapa prévia à realização da sessão”, reforça o presidente em exercício.

Treze juízes do primeiro grau estão inscritos para concorrer à vaga de Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decorrente da aposentadoria do desembargador Aderson Silvino, ocorrida no último dia 5 de janeiro.

Compartilhe:


Romário protocola CPI da CBF no Senado

O senador Romário (PSB-RJ) protocolou requerimento solicitando a criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O pedido tem as assinaturas de 52 senadores, mais da metade da composição da Casa.

— Este é o momento de definitivamente moralizarmos o nosso futebol, e não podemos perder a oportunidade. Esperamos desmontar de uma vez por todas essa caixa-preta que existe dentro da CBF — afirmou o senador.

Na manhã desta quarta-feira, a Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI), através da polícia da Suíça, prendeu sete dirigentes ligados à Federação Internacional de Futebol (Fifa) por suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e extorsão envolvendo a organização de competições e contratos de marketing e televisionamento. Entre eles está o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que deixou o cargo em abril deste ano. Ele atualmente ocupa uma das cinco vice-presidências da entidade.

Compartilhe:


TJ rejeita recurso que pedia bloqueio superior a R$ 1 milhão na conta do Facebook

Rejeitado recurso que pedia bloqueio superior a R$ 1 milhão na conta do Facebook

Rejeitado recurso que pedia bloqueio superior a R$ 1 milhão na conta do Facebook

O Tribunal Pleno do TJRN, na sessão ordinária desta quarta-feira, 27, negou provimento ao recurso do Ministério Público, o qual pedia a reforma de uma decisão inicial, dada pelo desembargador Virgílio Macêdo Jr, relacionada a uma condenação imposta à empresa Facebook Serviços Online do Brasil, condenada em primeira instância ao pagamento de multas, bem como teve valores bloqueados em sua conta, por não ter realizado a quebra de sigilos, em uma ação penal.

O MP entrou com recurso que tinha o objetivo de reformar a decisão do desembargador, o qual suspendeu o ato coator do juiz inicial, da 9ª Vara Criminal, que havia determinado o bloqueio de R$ 1 milhão e 450 mil na conta da empresa.

A Facebook Brasil pediu a concessão da segurança no sentido de suspender os efeitos da decisão e reconhecer a ilegalidade da determinação de “bloqueio” antes de constituído o título executivo e ajuizada a necessária execução fiscal, bem como a redução da multa diária imposta para o valor de R$ 500, limitada a R$ 10.000.

“Não se trata da multa que é prevista no artigo 461 do Código de Processo Civil (argumentada pelo MP), pois é aplicada em direção ao réu e a empresa, nesta demanda, não é o réu”, explica o relator do processo, desembargador Virgílio Macêdo Jr, que manteve a suspensão da sentença inicial, até que conclua todo o julgamento da demanda.

Compartilhe:


Procurado pela Justiça de Minas é preso na Paraíba após denúncias anônimas

FRANFranciclaudio Costa Oliveira, que estava foragido da Justiça de Minas Gerais, foi preso na tarde desta quarta-feira (27) no município de São Bento, Sertão paraibano, a 413 km de João Pessoa. Contra o suspeito, existe um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, além de ele e o irmão serem apontados como autores de furto a residências no município de Pombal, também no Sertão paraibano, a 387 km da Capital.

De acordo com o soldado Maurílio Gomes, da 3ª Companhia de Polícia Militar em São Bento, a prisão de Franciclaudio ocorreu após uma denúncia anônima, onde foi apontado o local que ele estaria escondido.

“Os policiais militares receberam a denúncia de que o Franciclaudio estava foragido de Minas Gerais e foram até uma casa onde ele estaria escondido. No local, foram realizadas buscas e o encontramos. Ele estava na casa de uma conhecida após ter cometidos crimes de furtos em Pombal e tentando continuar foragido da Justiça”, disse o soldado.

Após a prisão e a confirmação de que Franciclaudio era fugitivo da Justiça mineira, os policiais encaminharam o suspeito para a Delegacia de Polícia Civil, onde ele foi ouvido e levado para o Presídio de Catolé do Rocha.

Ainda segundo o soldado, existe a possibilidade do preso ser levado para Minas Gerais.

Compartilhe:


Jovem é assassinado com seis tiros em mercado de JP enquanto esperava namorada

MERCADO JOÃO PESSOAUm jovem de 19 anos foi assassinado com seis disparos de arma de fogo no Centro de Comércio e Serviços do bairro Varadouro, região central de João Pessoa, no início da noite desta quarta-feira (27).

Segundo o sargento Diniz, do 1º Batalhão da Polícia Militar, que atuou na ocorrência, o jovem estava sentado em um banco, esperando a chegada da namorada, quando dois homens chegaram a pé e efetuaram os tiros, todos pelas costas da vítima, fugindo logo após o atentado.

Diniz informou que o jovem, que morreu ainda no local, residia por trás da Central de Polícia de João Pessoa, nas proximidades do terminal rodoviário da cidade.

“A dupla ainda não foi identificada e ainda não sabemos quais as motivações para o crime. Estamos fazendo diligências”, disse o sargento ao Portal Correio. Após uma perícia na cena do crime, o corpo do jovem foi direcionado à Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal de João Pessoa, no bairro Cristo Redentor, Zona Oeste.

Compartilhe:


Secretaria Estadual do Esporte promove curso de Iniciação Esportiva Geral na Região do Seridó‏

Andrey Valério ministra curso em Caicó

Andrey Valério ministra curso em Caicó

A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL-RN), está promovendo o curso de Iniciação Esportiva Geral, em Caicó em parceria com a Prefeitura Municipal. O curso começa nesta quinta-feira (28), e termina no dia 30 de maio. As aulas práticas e teóricas serão realizadas no auditório da DIRED e são voltadas para professores e alunos de Educação Física, e agentes comunitários de Esportes da Região do Seridó.

De acordo com o professor Andréy Valério (foto), da equipe técnica da SEEL, o objetivo do curso é apresentar aos participantes informações gerais e específicas sobre Iniciação Esportiva, visando desta forma, facilitar a elaboração e realização de atividades físicas, técnicas e táticas, que venham proporcionar uma prática mais consciente desta parte do treinamento desportivo por parte dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Com este curso, pretendemos facilitar o acesso ao conhecimento das fases da iniciação esportiva, oportunizar a aquisição de hábitos saudáveis inerentes às práticas de atividades físicas bem orientadas e possibilitar uma elaboração consciente de um programa de iniciação esportiva geral“, explicou Andrey que também será o palestrante do curso, juntamente com o professor François de Araújo Fernandes.

O curso abordará os seguintes conteúdos: Importância da Capacitação, Iniciação Esportiva Geral, Caracteristicas Bio-fisiologicas do Esporte, Manifestações Psicomotoras no Esporte, Treinamento Desportivo, Treinamento Especializado Precoce, Fatores Psicológicos que influencia no “Rendimento”, Elaboração de um Programa para Iniciação Esportiva, Treinamento Físico, Treinamento Técnico, Treinamento Tático, Metodologia de Ensino e Função Educativa do Professor/Técnico.

Compartilhe:


Jornada da Mulher prossegue com Ato Público e Mesa de Diálogos na DIRED

Movimento de luta em defesa das mulheres do Seridó

Movimento de luta em defesa das mulheres do Seridó

Dentro da programação da I Jornada de Luta pela Saúde e Direitos da Mulher, o Movimento Mulheres do Seridó realizou ato público no Hospital Regional do Seridó, conscientizando a população sobre esta busca pelo Hospital da Mulher.

No auditório da 10ª DIRED prossegue a Mesa de Diálogos que na última terça-feira, contou com o tema  “Mulher, Trabalho e Legislação”, tendo como palestrantes Cínthia Vieira, Representante do Centro Acadêmico do curso de Direito da UFRN, e o advogado João Braz.

Nesta quarta-feira a Mesa de Diálogos traz “Femininos, gênero e ativismo: olhares, trajetórias e perspectivas”, com as palestrantes Profª Ana de Santana (UFRN) e a Assistente Social Priscila Brandão.

Amanhã, dia 28, Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna, o Movimento Mulheres do Seridó se faz presente nas rádios de Caicó, divulgando os avanços da luta e novas perspectivas.

Vale destacar que a população está demonstrando apoio e integração ao Movimento Mulheres do Seridó, de forma que a Jornada vem superando as expectativas de público.

Apresentações culturais estão ocorrendo em toda programação, sempre contando com artistas da cultura popular de Caicó, que através do cordel, do canto e do teatro, compartilham seu apoio a esta causa e transmitem ao público uma mensagem coerente a temática da Jornada.

Na abertura, houve poesia em cordel da pedagoga Dodora Medeiros e nesta terça o evento contou com apresentação do Coral Canto Caá da Associação União do Sobrado. Já na noite desta quarta-feira, a apresentação cultural conta com monólogo de Bell Brito que integra o Grupo de Teatro Maria Cardoso.

Na noite de 27 de maio, a De 25 a 27 também haverá na programação, apresentações culturais, como forma de destacar e valorizar a cultura da região.

Compartilhe:


Audiência Pública discute classes hospitalares no Rio Grande do Norte

Audiência Pública discutiu sobre classes hospitalares no RN

Audiência Pública discutiu sobre classes hospitalares no RN

A Assembleia Legislativa promoveu, na tarde desta quarta-feira (27), uma audiência pública para discutir a regulamentação das classes hospitalares no Rio Grande do Norte. Reunindo políticos, professores, representantes do Poder Público e crianças, o encontro, proposto pelo deputado Hermano Morais (PMDB), enalteceu a importância da aprovação de projeto de lei que garanta o acesso à educação às crianças que estão internadas na rede hospitalar potiguar.

As classes hospitalares são ambientes projetados dentro de unidades de saúde voltadas para o atendimento a crianças e adolescentes que não têm condições de interromper o tratamento e acompanhar aulas em escolas convencionais. No Rio Grande do Norte, há diversos profissionais da rede pública e voluntários que atuam no ensino a esses jovens. Contudo, ainda não há uma regulamentação que garanta o acesso de todos os pacientes à educação.

Com depoimentos emocionados, professores e ex-alunos de classes hospitalares falaram sobre a importância do trabalho realizado junto a essas crianças, que podem ter a vida escolar completamente comprometida caso não tenham a oportunidade de prosseguir com os estudos durante o tratamento médico.

Compartilhe:


Educação de trânsito é estimulada em escolas e comunidades de Caicó

Major Silva Neto, comandante do 3º DPRE coordena o projeto Educação no Trãnsito

Major Silva Neto, comandante do 3º DPRE coordena o projeto Educação no Trãnsito

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), por meio do 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (3o DPRE), sediado no município de Caicó, vem dando continuidade ao Projeto Educação de Trânsito na Escola, proferindo palestras educativas e apresentações em escolas e comunidades da região Seridó do RN.

Nesta quarta-feira (27) as atividades educativas do 3º DPRE foram oferecidas, pela manhã, aos alunos do ensino médio do Colégio Diocesano do Seridó (CDS) e, no turno da tarde, esteve inserida ao Projeto Câmara Itinerante, desenvolvida pelo Poder Legislativo do município.

A ação, integrada ao Câmara Itinerante, ocorreu na praça pública do bairro Boa Passagem, onde foram abordados temas como a Lei Seca, o uso dos equipamentos de segurança e os procedimentos para evitar acidentes de trânsito (causas e consequências).

Além das palestras, os policiais também apresentaram banners, distribuíram cartilhas educativas e demonstraram equipamentos utilizados, no dia à dia, pelo Comando de Policiamento Rodoviária Estadual (CPRE) como coletes reflexivos, cones, entre outros.

Ao todo, mais de quatro mil crianças, de faixa etária de oito a doze anos, já foram atendidas pelo 3º DPRE. Este ano, mais mil e quinhentas crianças serão capacitadas com as aulas do Projeto Educação de Trânsito na Escola”, destacou o Major Silva Neto, idealizador e coordenador do Projeto.

Compartilhe:


Ministério da Saúde libera R$ 220 milhões para municípios

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta quarta-feira (27) o repasse de R$ 220 milhões em parcela única para municípios de 25 estados e o Distrito Federal. Os recursos, previstos em seis portarias de temas específicos são destinados aos serviços de emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), como Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Para a assistência hospitalar, serão contemplados os serviços de cardiologia, além da Saúde Mental.

Todos os recursos que estavam com portarias já publicadas foram liberados, para UPA, SAMU, contratualização entre outras áreas que aguardavam recursos.  São R$ 220 milhões que nós já estamos executando, a partir da liberação, na sexta-feira passada, do nosso orçamento. Neste momento, não há nenhuma portaria já aprovada e publicada que não tenha sido paga. E os pagamentos serão retroativos à data de publicação da portaria”, reforçou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que disse ainda que estão previstos mais recursos para as cirurgias eletivas.

Entre as portarias já publicadas estão R$ 88,6 milhões para UPAs, R$ 23 milhões para Saúde Mental, R$ 13,5 milhões para leitos de UTI, R$ 67,2 milhões Santas Casas e Hospitais Filantrópicos por meio do Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC) e R$ 2,9 milhões para Serviços de Alta Complexidade em Cardiologia. Na próxima semana serão mais R$ 24,6 milhões para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

O anúncio foi feito pelo ministro durante a sessão de Informes do Governo Federal na “XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, realizada nesta quarta-feira (27), em Brasília (DF). Desde o início do evento, equipes técnicas do Ministério da Saúde estão à disposição dos prefeitos e gestores de saúde pública p ara tirar dúvidas e esclarecer questões sobre os temas mais importantes da pasta na relação interinstitucional.

Compartilhe:


COSERN informa sobre processo de aquisição de terreno em São João do Sabugi

Cosern

Cosern

A Cosern está em processo de aquisição de terreno com as dimensões de 65 x 65 às margens da rodovia que liga os municípios de São João do Sabugi e Caicó (RN-118), a 300 metros do poste M90567, no município de São João do Sabugi.

Os interessados poderão encaminhar propostas até dia 10 de junho, ao departamento de Saúde, Segurança e Administração da Cosern que fica em Natal, na Rua Jean Mermoz, 150, no Baldo – CEP:. 59.025-250.

Compartilhe:


Voltar ao topo