Caicó: Jovem baleado em frente a 10ª Direc não resistiu e morreu na UTI do Regional

Giovane Fernandes foi baleado com disparos de arma de fogo

Giovane Fernandes foi baleado com disparos de arma de fogo

O jovem, Giovani da Costa Fernandes, de 19 anos, foi baleado com 5 tiros no final da tarde desta terça-feira (30), por volta das 17hs20min, na Rua Monsenhor Severiano, precisamente na frente do portão de entrada da 10ª Direc, no Bairro Penedo em Caicó. Tendo ficado na UTI do Hospital Regional, por volta das 20hs40min, ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

De acordo com informações apuradas pelo Blog Sidney Silva, o rapaz que mora na Rua Pedro Meira, no Bairro Nova Descoberta, zona leste de Caicó, estava em uma moto de 50 cilindradas, foi perseguido e ferido cinco vezes na região do tórax por tiros efetuados por dois homens.

Policiais militares que estavam nas imediações atenderam rapidamente a ocorrência e realizaram diligências para prender os criminosos, mas, no primeiro momento não obtiveram êxito.

A vítima dos tiros foi socorrida para o Hospital Regional de Caicó, por uma viatura do Corpo de Bombeiros. Depois de passar por procedimento cirúrgico, Giovani teve que ser internado na Unidade de Terapia Intensiva da referida Unidade Hospitalar.



Festa de Sant’Ana de Caicó: Mensagem do Bispo Dom Antônio

Dom Antônio destaca sua mensagem para a Festa de Sant'Ana 2015

Dom Antônio destaca sua mensagem para a Festa de Sant’Ana 2015

Queridos irmãos e irmãs, chegou mais uma festa de Sant´Ana. Esta festa se reveste de um colorido maior, pois estamos celebrando o Jubileu de Brilhante (75 anos) da criação da nossa Diocese de Caicó.

Nosso jubileu começou no dia 25 de novembro passado, quando celebramos 75 anos da sua criação e irá até 26 de julho do próximo ano, quando celebraremos 75 anos da posse do nosso primeiro bispo diocesano, Dom José de Medeiros Delgado.

No próximo dia 28/07, dentro da festa de Sant´Ana, celebraremos 75 anos da instalação canônica da Diocese.

No próximo dia 8/12 a Igreja Católica celebrará 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, um novo Pentecostes na Igreja. É com essa inspiração que refletiremos sobre esse evento durante a nossa novena de Sant´Ana deste ano, a partir dos documentos deste Concílio. Nossa Diocese tinha acabado de celebrar o seu jubileu de prata quando o Vaticano II se encerrava.

Teremos como pregadores os nossos bispos que já trabalharam nesta diocese e outros que estão diretamente vinculados à nossa vida.

Nossa caminhada ao longo desses 75 anos em direção aos braços do Pai, com certeza, é precedida pelo Ressuscitado, movida pelo Espírito e seguida por uma nuvem de testemunhas: a Virgem Maria, Sant´Ana e S. Joaquim, Dom Delgado, Dom Adelino, Dom Manoel Tavares e tantas pessoas que deram a vida pela nossa Diocese. Que eles nos ensinem a rezar, sobretudo com o coração, a oração do nosso jubileu:

Pai Querido, Filho Amado, Espírito Consolador, celebrando os 75 anos da nossa Diocese de Caicó, nosso jubileu de brilhante:

Queremos vos agradecer por tantos homens e mulheres: bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas que deram e continuam dando a sua vida e o seu testemunho para que a Alegria do Evangelho se expanda nessas terras do Seridó.

Queremos vos pedir perdão pelas nossas infidelidades, pelas vezes que não fomos uma Igreja de portas abertas, uma Igreja em saída, sobretudo em direção às periferias geográficas e existenciais.

Queremos vos pedir para que assim como o brilhante é o diamante mais belamente lapidado, que nós, a exemplo da Senhora Sant’Ana, sejamos uma concha que carrega a pérola, que  é Maria,  apontando para o  tesouro do Reino, que é Jesus.

Somos muito gratos porque transformastes as nossas poucas folhagens e poucas sombras em barragens, poços e cisternas de esperança, fazendo-nos passar da dor para a alegria, subindo os nossos serrotes em direção a vós, cristalizando este diamante sob altas pressões e temperaturas da religiosidade e da fé.

Queremos vos pedir para sejamos lapidados pela vossa graça e nossa diocese seja cada vez mais a família dos filhos de Deus, propiciando a cultura do encontro.

Derrama sobre nós a chuva tão desejada do vosso amor para que umedecendo o sertão do nosso coração, faça renascer a caatinga do amor, da fé e da esperança.

Não a nós, Senhor, mas a vós damos a glória pelas bodas de brilhante de nossa querida diocese de Caicó, esta casa fraterna, onde não estamos sós no sertão do Seridó.

Boas festas, boas festas eu te desejo de todo coração!

De peito aberto…

Antonio Carlos Cruz Santos, msc

Bispo Diocesano de Caicó



Prefeitura de Jardim de Piranhas paga funcionários nesta quarta-feira (01)

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Jardim de Piranhas/RN, informou que o pagamento dos funcionários efetivos e comissionados, acontece nesta quarta-feira (01). Segundo o secretário, José Jerry, serão mais de 900 mil reais injetados na economia local.

O prefeito Elídio Queiroz, tem garantido sempre no início de cada mês, o pagamento dos servidores.



Itans chega a 7,98% de sua capacidade abastecendo 100% da população de Caicó

Enilton Mário de Oliveira, é chefe do escritório da Caern em Caicó

Enilton Mário de Oliveira, é chefe do escritório da Caern em Caicó

O açude Itans está abastecendo 100% da cidade de Caicó. A Caern está fazendo o uso da água pelo sistema de bombeamento tradicional e ainda com o uso dos carros-pipa. Atualmente, o reservatório tem, 6 milhões e 520 mil m³ de água, o equivalente a 7.98% de sua capacidade que é de 81 milhões e 750 mil metros cúbicos.

O chefe do escritório local da Caern, Enilton Mário de Oliveira, disse ao Blog Sidney Silva, que além dos Bairros, Alto da Boa Vista, Salviano Santos, Samanaú e Nova Caicó, os setores mais altos do Recreio, Walfredo Gurgel e Paraíba, também estão sendo atendidos com carros-pipa.

Nós estamos com a estratégia de levar a água até os quarteirões, os meios do quarteiros, porque, levar até as residências, não tem como. A melhor forma que encontramos é ficar nos cruzamentos e no meios dos quarteirões“, disse.

Atualmente, a Caern, está com 7 carros-pipa levando água para os bairros de Caicó, o que ainda não é suficiente para abastece todas as pessoas em apenas um dia.

A Caern está fazendo a retirada de 360 metros cúbicos por hora, do açude Itans. Seria necessário para garantir o rodízio de forma satisfatório, abastecendo a cidade, que tivéssemos 700 metros cúbicos por hora.



Homem é assassinado brutalmente no sertão da Paraíba

HOMEM SOUSAUm homem foi assassinado por disparos de arma de fogo agora a noite na cidade de Sousa. Na noite desta segunda-feira (29), um homem conhecido como Fernando Batista de Medeiros, 23 anos, foi brutalmente assassinado a tiros por dois homens armados, e ainda não identificados.

Quando os indivíduos efetuaram os disparos, se evadiram tomando rumo ignorado. De imediato o SAMU foi acionado, mas ao chegar ao local o mesmo já se encontrava sem vida.

Segundo a Folha do Sertão, o fato ocorreu na segunda Avenida do Conjunto Frei Damião. Um homem foi assassinado por disparos de arma de fogo agora a noite na cidade de Sousa.

Na noite desta segunda-feira (29), um homem conhecido como Fernando Batista de Medeiros, 23 anos, foi brutalmente assassinado a tiros por dois homens armados, e ainda não identificados.

Quando os indivíduos efetuaram os disparos, se evadiram tomando rumo ignorado. De imediato o SAMU foi acionado, mas ao chegar ao local o mesmo já se encontrava sem vida. O fato ocorreu na segunda Avenida do Conjunto Frei Damião.



Caicó: Fundação Ala Ursa do Poço de Sant’Ana reivindica antigo prédio da FUNDAC

Maguila será um dos instrutores da Escola de Carnaval

Maguila será um dos instrutores da Escola de Carnaval – (foto: Paulo Júnior)

O associado e aderecista da ONG Bloco do Magão, o artista popular Francisco Maguila, esteve representando o carnavalesco Magão na reunião com o diretor da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico e os artistas do setor cultural de Caicó, no centro cultural Adjuto Dias.

Maguila entregou um documento a Rodrigo Brito, no qual reivindica para a ONG do Bloco do Magão, as instalações do antigo prédio da Fundac, que fica localizado no bairro Vila do Príncipe, em Caicó. Maguila concedeu entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó).

O antigo prédio da FUNDAC está abandonado e poderá abrigar uma escola cultural do Bloco do Magão

O antigo prédio da FUNDAC está abandonado e poderá abrigar uma escola cultural do Bloco do Magão (foto: Paulo Júnior)

O documento que nós entregamos ao Presidente da Fundação José Augusto é uma solicitação de um espaço do Governo do Estado, na cidade de Caicó e que está fechado e estamos solicitando por comodato, a sede onde funcionou a FUNDAC, no bairro Vila do Príncipe. O Bloco do Magão tem uma significativa contribuição para a sociedade do Rio Grande do Norte e é uma ONG que não tem uma sede própria. Nós desenvolvemos atividades durante todo o ano e dependemos de outro espaço para realizar as nossas oficinas, para confeccionar os bonecos, trabalhar o grupo de flauta. Temos a ideia de se construir oficinas para ensinar as pessoas a dançar frevo, que é a música que o bloco vem ao longo do tempo mantendo viva a tradição. Portanto, a gente tem a necessidade de um espaço para que a escola da organização do Bloco do Magão possa desenvolver suas atividades, que estão no momento paradas, pois a gente ficou sem um espaço físico, até mesmo para guardar os equipamentos e o material do bloco”, comentou Maguila.



Na PB: Mulher Aranha é presa novamente, desta vez, acusada de tráfico de drogas

MULHER ARANHAMenos de um mês depois de ter sido presa portando um simulacro de arma de fogo, Lucicleia Francisca, de 20 anos, foi novamente detida. A conhecida “Mulher Aranha”, desta vez está sendo acusada de tráfico de drogas.

Segundo informou o blog tambau 247, ela foi localizada por policiais da Força Tática do 7º Batalhão durante rondas na Rua do Sol, no bairro Alto das Populares, em Santa Rita-PB. Com ela foram encontradas 24 pedras de crack e oito “trouxinhas” de maconha.

Em seu longo histórico criminal, a “Mulher Aranha” acumula vários assaltos e tentativas de homicídio, conforme a polícia. Em maio ela havia sido presa com uma réplica de pistola e com uma motocicleta com queixa de roubo.



Google lança rádio e entra no mercado de streaming gratuito

O Google lançou nesta terça-feira, através de sua plataforma de música em streaming Google Play, uma estação de rádio gratuita com publicidade, somando-se à disputa do mercado de música em streaming.

Cerca de um ano depois de ter comprado o site de música on-line Songza, a Google concebeu sua rádio em streaming seguindo o mesmo modelo: escutar música em função dos gostos, dos estados de ânimo ou da atividade do momento.

A Google lançou duas ofertas para este serviço que por enquanto só está disponível nos Estados Unidos.

A primeira, sem publicidade, se reservado aos assinantes do Google Play, que pagam 9,99 dólares por mês, sem ter que pagar nada a mais por esse serviço.

Os usuários que não assinam Google Play terão acesso gratuito à mesma rádio, mas com publicidade.

O serviço está disponível nas plataformas Android e iOS.

O novo serviço de rádio on-line chega para competir diretamente com outras rádios na internet, como Pandora e Sirius XM, além de serviços de música em streaming como Spotify e Apple Music, apresentado no início desse mês pela fabricante do iPhone.

No contexto do recente conflito entre a Apple e a cantora Taylor Swift sobre as condições de remuneração dos artistas em seu novo serviço de streaming, a Google deixou claro que os artistas cuja música seja transmitida em sua nova rádio on-line serão remunerados.

Esta rádio propõe uma nova maneira de encontrar música que lhes corresponda – e (dá) aos artistas outra oportunidade de receber uma remuneração”, afirmou a Google em seu blog oficial.

Vários atores disputam o ultracompetitivo mercado da música em streaming, como Deezer, Rhapsody, Rdio e Tidal.

Fonte Abert/Exame



SVO divulgou para o Hospital do Seridó laudo sobre morte de caicoense

O Blog Sidney Siva, teve acesso ao laudo do Serviço de Verificação de Óbito – SVO de Natal, sobre a morte da mulher caicoense, Ingrit Tatiane de Souza, de 27 anos, fato ocorrido no dia 08 de maio de 2015, por volta das 21hs56min na Maternidade Januário Cicco. De acordo com as conclusões diagnósticas do SVO, a caicoense teve, Tromboembolismo Pulmonar (obstrução da artéria pulmonar), Trombose Venosa Profunda (causada pela coagulação do sangue no interior das veias) e Puerpério Mediato.

As primeiras informações sobre o caso deram conta que a mulher passou por “curetagem mal feita” no Hospital do Seridó, em Caicó, quando do parto de crianças gemelares. E por isso teve que ser socorrida para o Hospital Regional e depois para Natal, onde faleceu.

Blog Sidney Silva, procurou a diretora do Hospital do Seridó, Sandra Regina da Costa, mas, ela mão quis se pronunciar. Ela disse que quem se pronunciaria sobre o assunto seria o assessor jurídico, advogado, Jubson Simões, que não foi localizado. O telefone celular estava desligado na manhã desta terça-feira (30).

Ainda consta nos documentos que tivemos acesso que Ingrit Tatiana, estava com 5 meses de gestação e que vinha realizando o pré-natal adequadamente, sem queixas. Ela teria, há 8 dias antes do parto, quando estava trabalhando, apresentado liberação de uma secreção e dor de cabeça. Foi levada para o Hospital do Seridó e assim que chegou, a bolsa estourou, ficando internada sendo medicada com medicação sublingual de hora em hora. Começou a apresentar secreção produtiva. No dia seguinte ao internamento, pariu fetos mortos. Continuou com queixas de dores de cabeça e abdome inferior, momento em que foi transferida para o Hospital Regional e depois para a Januário Cicco, vindo a óbito posteriormente.



Presidente de clube turco anuncia acordo com Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho em foto de arquivo - Cristiane Mattos / Agência O Globo

Ronaldinho Gaúcho em foto de arquivo – Cristiane Mattos / Agência O Globo

Ronaldinho Gaúcho, que, semana passada, foi anunciado pelo presidente do Vasco, Eurico Miranda, com 90% de chances de ir para São Januário, não deve vestir a camisa do time da Colina. Isso porque os indícios de que o ex-camisa 10 da seleção brasileira deve seguir sua trajetória no futebol turco ficaram ainda maiores nesta segunda-feira.

Após o meia divulgar em seu Instagram uma mensagem misteriosa a Umit Akbulut, seu agente no país, o presidente do Antalaya, Gultekin Cencer, anunciou ao canal TRT Spor nesta segunda-feira que há um acordo com R10:

-Chegamos a um acordo com Ronaldinho. Acho que em dois dias será oficializado. Além de Eto’o e Ronaldinho, vamos contratar mais um grande nome. Quando estiver fechado, vamos deixar o mundo pegando fogo – afirmou.



Após reunião com Lula, petistas falam em “olhar o futuro” e defender o governo

     Valter Campanato/Agência Brasil

Valter Campanato/Agência Brasil

Integrantes da bancada petista do Senado e da Câmara, que se reuniram por mais de quatro horas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, nesta segunda-feira (29), saíram do encontro falando em reagir aos ataques para “virar a página” na crise de imagem que atingiu o partido.

De acordo com o líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE), em vez de críticas, desta vez, Lula passou o encontro apelando pela defesa do governo da presidente Dilma Rousseff e tentando encorajar a bancada a defender o partido do “cerco armado” para criminalizar a legenda.

“Foi a reunião em que mais se defendeu o governo da presidente Dilma. O que mais Lula fez na reunião foi defender o governo de Dilma”, disse Guimarães. “Ninguém conseguirá separar PT de Lula, o Lula do PT, o PT de Dilma, e o Lula de Dilma. Essas três coisas são inseparáveis”, afirmou.

Segundo ele, a ordem é deixar no passado as críticas feitas por Lula em um encontro com religiosos, quando o ex-presidente comparou Dilma a um “volume morto”. “Ele falou isso em uma reunião, mas isso está superado, olhemos para o futuro”, disse Guimarães, ao sair do encontro.

“Só posso assegurar que foi uma das melhores reuniões da bancada dos últimos anos. Não era para se decidir nada. Era mais de afinamento político. De passarmos em revista ao debate político do momento e de enfrentamento das necessidades da bancada enquanto coletivo, na defesa do nosso projeto, na defesa do governo e na defesa do PT”, disse o líder, que apontou as orientações de Lula aos petistas para reagirem em defesa do partido.

“Agir coletivamente é enfrentar a oposição com o mesmo radicalismo que eles nos enfrentam. Fazermos a disputa política no nível que é necessário. Mostrar para a sociedade qual é o cerco que tentam montar para o PT, sobretudo na criminalização do PT, e defendermos um projeto diferente para o País”, explicou.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa também apontou que as críticas à política econômica e ao pacote fiscal não devem ser a tônica do partido nos próximos meses. “O presidente chamou atenção de que é preciso virar a página do discurso político”, disse ele.



Defensoria realiza reunião com gestores para aperfeiçoar o programa O SUS Mediado

O Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN) irá realizar, nesta terça-feira, a partir das 10h, a I Reunião de Gestão do Programa O SUS Mediado. O evento, que contará com a participação de defensores públicos, procuradores do Estado e dos Municípios e gestores municipais e estaduais da Saúde, tem como objetivo o aprimoramento do programa, que busca reduzir a judicialização das demandas na área e garantir um serviço de qualidade à população que depende do SUS.

O encontro será coordenado pela defensora pública Fabrícia Gomes Gaudêncio, responsável pelo Núcleo de Defesa da Saúde da DPE-RN. A expectativa é que gestores e técnicos da Saúde dos municípios onde o SUS Mediado está instalado possam comparecer e debater as dificuldades enfrentadas pelo programa, buscando soluções para melhorar o atendimento. O secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, já confirmou presença na reunião, que será realizada na sede da Defensoria Pública, em Natal.



Após 15 anos, EUA liberam importação de carne brasileira

Dilma Rousseff e Barack Obama na noite desta segunda-feira, 29, na Casa Branca, em Washington - Roberto Stuckert Filho/PR Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/e

Dilma Rousseff e Barack Obama na noite desta segunda-feira, 29, na Casa Branca, em Washington – Roberto Stuckert Filho/PR

No primeiro resultado concreto da visita oficial da presidente Dilma Rousseff, os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira a liberação da importação de carne de 14 estados brasileiros, após quase 15 anos de imposição de barreiras não-tarifárias à produção nacional. O potencial de exportação é de até 60 mil toneladas por ano, o que elevaria os EUA, que não compram carne brasileira há uma década e meia, ao grupo de dez maiores compradores do Brasil.

Segundo O Globo, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, acertou os detalhes finais com o secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsak. As áreas de vigilância sanitária americanas analisavam a suspensão das barreiras desde dezembro de 2013, em percurso com idas, vindas e adiamentos.

O anúncio era uma das principais demandas do governo brasileiro para a visita, por ser considerado um “resultado concreto”. O tema mereceu atenção especial nos contatos de alto nível entre os dois países nos últimos dois meses.

— A presidente Dilma Rousseff tem dado todo o apoio à defesa agropecuária e colocou seu peso político nas negociações com os Estados Unidos para alcançarmos essa posição — disse Kátia Abreu.

 



Deputado Álvaro Dias demonstra insatisfação com atuação do Governo do Estado no Seridó

Deputado Álvaro Dias se mostra insatisfeito com o Governo do Estado

Deputado Álvaro Dias se mostra insatisfeito com o Governo do Estado

O deputado estadual Álvaro Dias tem demonstrado preocupação e insatisfação com a situação hídrica da região do Seridó, sobretudo com a falta de ações do Governo do Estado nas cidades do Seridó para o combate a estiagem. Esse assunto foi pauta de entrevista concedida pelo por ele ao programa fatos e versões na rádio Seridó, na tarde desta segunda-feira (29).

Há três meses nós tivemos uma reunião aqui em Natal com o secretário de recursos hídricos do Governo do Estado. Eu disse a ele que era preciso o Governo começar a ver a possibilidade da falta d’água na região do Seridó, especificamente a cidade de Caicó. Perguntei qual era solução e ele me disse que era a perfuração de poços tubulares, mas ele disse que precisava de perfuratrizes especiais“, disse o deputado.

De acordo com ele, o Governo precisa disponibilizar essas máquinas com urgência, tendo em vista a questão da seca que assola a região. “Nós alertamos na reunião e pedimos providências ao Governo. É preciso que se busque a solução, pois já estamos clamando, assim como a população de Caicó e do Seridó. O Governo tem sido omisso nessa questão e nós estamos fazendo a nossa cobrança. Não se pode admitir uma situação dessas“, explicou Álvaro.

Situação semelhante a anos passados

Ainda na entrevista, Álvaro Dias fez relação da situação atual enfrentada pela população com a de anos anteriores. “Quando assumimos o mandato de deputado federal, apresentamos uma emenda parlamentar que permitiria continuidade da Barragem de Oiticica. Se ela tivesse sido feita, nós não estaríamos nessa situação. Infelizmente, por falta de operação do Governo Vilma, que não cumpriu os tramites do processo, nós perdemos os recursos que estavam garantidos pelo Governo Federal“, criticou Dias.



Nova ferramenta da PRF facilita a vida dos motoristas em caso de acidentes‏

A Polícia Rodoviária Federal torna público que está disponível aos usuários das rodovias federais, no endereço eletrônico www.prf.gov.br acidente, a ferramenta eletrônica para confecção de Declaração de Acidentes de Trânsito, a e-DAT. A ferramenta permite ao usuário a possibilidade de registrar acidentes de trânsito sem vítima diretamente pela internet, sem a necessidade da presença da PRF no local. Essa declaração substituirá o Boletim de Acidente de Trânsito – BAT, em situações específicas.

A e-DAT tem por finalidade o registro dos acidentes simples; aqueles acidentes mais comuns, como colisão traseira com danos só nos para-choques, leves amassamentos, retrovisores quebrados, arranhões etc. Estes tipos de ocorrências, embora simples, demandam recursos operacionais da PRF e tempo dos usuários. A e-DAT dará ao usuário a possibilidade de realizar o registro por meio da internet, podendo ser efetivada com uso de computador, tablet ou celular. Dentre os principais objetivos da ferramenta, temos a otimização dos recursos materiais e humanos da instituição e a comodidade e segurança dos usuários das rodovias federais.

Mesmo com a disponibilização da e-DAT, o usuário pode optar por receber o atendimento presencial das equipes da PRF, e este será realizado. Contudo, o atendimento de acidentes com feridos, mortos, ocorrências criminais e procedimentos de fiscalização e prevenção terão prioridade.

Quando posso usar a e-DAT?

• Acidentes de trânsito ocorrido em rodovias federais;
• Não tenham como resultado pessoas feridas ou mortas;
• Envolvam até cinco (05) veículos;
• Não tenham provocado danos ao meio ambiente e/ou ao patrimônio público;
• Não estejam envolvidos veículos transportadores de produtos perigosos ou oficiais.

Quais as vantagens de usar a e-DAT?

• Agilidade – Não há necessidade de esperar as equipes para a confecção do boletim
• Comodidade e segurança – O usuário confecciona a Declaração em casa, sem exposição às intempéries e aos riscos à própria segurança, caso se mantivessem no local do acidente
• Valor legal – A e-DAT é reconhecida pelos demais órgãos e pelas seguradoras de veículos
• Diminuição das interdições/interrupções de tráfego e das ocorrências delas decorrentes (novos acidentes etc.).

É obrigatório aos condutores declarantes disporem de uma conta de correio eletrônico (e-mail) para a comunicação entre o órgão e o cidadão.

Dicas importantes para fazer a e-DAT:

Anotem o local (BR e Km), a data e o horário da ocorrência.
Fotografem a posição dos veículos envolvidos, os danos aparentes.
Retirem os veículos das faixas de rolamento, cumprindo o previsto no Art. 178 do Código de Trânsito Brasileiro, pois o descumprimento se constitui em infração média, com valor de R$ 85,13, com 04 pontos na CNH do condutor infrator. Essa regra visa evitar congestionamentos e/ou novos acidentes.



PHS realiza plenária em Mossoró com presidente nacional

Evento do PHS foi realizado em Mossoró

Evento do PHS foi realizado em Mossoró

No sábado, (27), o Partido Humanista da Solidariedade [PHS], no Rio Grande do Norte, realizou plenária estadual na Câmara Municipal de Mossoró, que contou com o presidente nacional da legenda, Eduardo Machado, o presidente estadual Leandro Prudêncio, segundo vice-presidente nacional e vereador de Jaboatão dos Guararape-PE, Berlamino Souza, os deputados Manoel Cunha Neto, “Souza”, do RN, o estadual Tin Gomes, do Ceará, deputado federal Adail Carneiro, do Vice-Prefeito Janilson de Lagoa  Salgada, vereador Vandinho de Gov. Dix Sept Rosado, vereador Maurício Gurgel, de Natal, presidente do legislativo de Mossoró, vereador Jório Nogueira, prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior e presidentes do PHS de 23 municípios do RN, além de 300 filiados.

Entre as várias discussões da Plenária, também se referendou os atos da executiva estadual, campanha de filiação e a entrega de título honorífico de cidadão norteriograndense ao presidente do PSH, Eduardo Machado.

O presidente estadual Leandro Prudêncio abriu a Plenária saudando a todos os solidaristas, e ressaltando a importância das filiações, crescimento da legenda, bem como a pretensão da criação de novos diretórios nos municípios do RN.

Vamos chegar aos 80 municípios do RN e lançando candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores, mostrando os nossos caminhos, nossas propostas inovadoras para contribuir com o desenvolvimento dos municípios e do Estado”, enfatizou Leandro Prudêncio.

Nesta mesma linha de raciocínio foram os discursos dos deputados Tin Gomes e Adail Carneiro, onde deixaram claro que o PHS é um partido de oportunidades, que cresce e vem demonstrando seus valores.



Felipe Maia teme aumento do desemprego com aprovação de projeto que reduz desonerações

Deputado Felipe Maia

Deputado Felipe Maia

Com o posicionamento contrário da oposição, foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) 863/2015, do Poder Executivo, que muda as regras da desoneração da folha de pagamentos de 56 setores da economia, aumentando as alíquotas incidentes sobre a receita bruta de empresas. Em discurso na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (29), o deputado federal Felipe Maia (DEM) destacou que novamente o trabalhador vai pagar a conta do ajuste fiscal, pois o aumento de impostos sobre empresas deve aumentar os índices de desemprego no país.

Do dia em que a presidente Dilma Rousseff foi reeleita até o hoje, mais de um milhão de trabalhadores foram demitidos. O país não está crescendo e o governo está conduzindo a economia de forma desastrosa. É uma irresponsabilidade aumentar o tributo sobre a folha de pagamento. Isso vai aumentar o desemprego no Brasil. Até quando esse governo continuará não compreendendo as necessidades do país?”, indagou.

Felipe Maia destacou que essa “maldade” com o setor produtivo se soma às mudanças nas regras de acesso a benefícios trabalhistas, como o seguro-desemprego. “Será que esse governo não se lembra da maldade que fez com o trabalhador brasileiro quando cortou o seguro-desemprego, o auxílio doença, a pensão por morte e o abono salarial? Quando esse governo vai deixar de maltratar o brasileiro, vai deixar de chicotear o trabalhador e vai agir de forma responsável com um país que deve ser pensado para o futuro e não enquanto projeto de poder?”, questionou o parlamentar.

O deputado lembrou que o PL 863/2015 foi enviado pelo Poder Executivo após o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), devolver ao governo federal a medida provisória 669, por não ter considerado o tema urgente. Com a devolução, a medida perdeu a validade e a desoneração foi enviada por projeto de lei. “O governo federal quebrou um compromisso com o setor privado do nosso país, com os geradores de empregos e quer aumentar a carga tributária de 56 setores da economia. Um governo coerente não muda as regras de uma hora para outra. Mas isso ocorreu devido a incompetência deste governo que não consegue gerir a economia do país”, disse.



Vivaldo é entrevistado no Jornal do Dia da TV Ponta Negra

Deputado Vivaldo Costa concedeu entrevista no Jornal do Dia na TV Ponta Negra

Deputado Vivaldo Costa concedeu entrevista no Jornal do Dia na TV Ponta Negra

Quem foi recebido nesta segunda-feira (29) no Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, foi o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS). O seridoense foi entrevistado pela jornalista Margot Ferreira. A conversa falou sobre o retorno do Papa Jerimum para a assembleia, além das suas bandeiras em defesa do interior. O parlamentar confirmou seu desejo de unir seu grupo político e disputar a prefeitura de Caicó nas próximas eleições.

Nesta terça-feira, as 18h30min, Vivaldo conversará com os jornalistas Túlio Lemos, Marco Aurélio de Sá e Ênio Sinedino, no Jornal da 96, da 96 FM.



Supervisor de vendas sofre tiro na boca durante assalto em Pirangi

Foto: Sérgio Costa/Portal BO

Foto: Sérgio Costa/Portal BO

Um homem de 30 anos foi baleado na boca, durante um assalto, na rua Campanário, no conjunto Pirangi, bairro Neópolis, zona Sul de Natal. Jussiê Carvalho da Costa pilotava uma motocicleta quando foi surpreendido por uma dupla também em uma moto. Um dos suspeitos de pose de um revólver exigiu o veículo da vítima e diante da negativa dela atirou.

Segundo o Portal BO, o fato aconteceu por volta das 21h, a vítima, que trabalha como supervisor de vendas de uma fábrica de sorvetes, estava há uma quadra da casa onde mora com os pais quando tudo aconteceu. De acordo com a dona de casa Nilza Cleide, os criminosos foram muito rápidos e cruéis. “Ele ainda tentou escapar dos dois acelerando a moto, mas foi nesse momento que um deles atirou. O rapaz caiu na minha porta com a boca sangrando muito”, disse.

Os suspeitos fugiram rapidamente do local sem deixar nenhuma pista. Os moradores denunciam a falta de segurança no local relatando diversos assaltos ocorridos nos últimos dias. A vítima foi levada para o pronto socorro Clóvis Sarinho e segundo o serviço social da unidade hospitalar, Jussiê não corre risco de morte.



Associação de Cabos e Soldados é contra convocação de policiais da reserva

Associação de policiais é contra proposta do governo (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)

Associação de policiais é contra proposta do governo (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)

O Projeto de Lei do Governo do Estado que convoca os policiais militares que estão atualmente na reserva remunerada para atuar na guarda patrimonial, enviado à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (29), não agradou a categoria. A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte se posicionou contra a proposta do Estado.

Segundo  o vice-presidente da Associação, Queiroz Dantas, o projeto vai de encontro ao que a categoria pleiteia. “Nós reivindicamos melhorias para os policiais. O governo está fazendo o contrário. Os policiais que estão na reserva já contribuíram durante longos 30 anos com o serviço. Estão no momento de descansar”, declarou ao Portal no Ar.

Queiroz sugeriu que, antes de tomar essa atitude, o governo cumpra a legislação já vigente. “Temos mudanças de níveis atrasadas, promoções não pagas e muitas outras pendências que o governo deveria resolver. Inclusive, muitos desses policiais que estão na reserva foram promovidos e não tiveram as promoções homologadas pelo Estado. Continuam recebendo como soldados”, reclamou.

De acordo com o projeto, o comandante da Polícia Militar poderá designar para o serviço ativo os militares da reserva com até 65 anos de idade, para o caso dos homens, ou até 60 anos, se mulheres, para promover a segurança dos imóveis pertencentes ao patrimônio do Estado. As atividades terão uma vigência de dois anos. Após o prazo o militar volta à reserva remunerada.

A assessoria de comunicação da Polícia Militar destacou que não haverá uma convocação obrigatória. O projeto dá o direito dos militares da reserva que desejarem voltar à atividade de aderirem à convocação, tendo como benefício o acréscimo do abono permanente em suas respectivas remunerações atuais, além dos demais direitos trabalhistas.

A assessoria frisou que, com a apresentação do projeto, haverá um debate com as associações, no âmbito do poder legislativo. A PM argumentou ainda que o projeto é bom para tirar muitos policiais da reserva que estão em outras atividades de complementação de renda menos vantajosas atualmente.



Lava Jato: ministro do STF prorroga por 60 dias investigação sobre políticos

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu hoje (29) a prorrogação, por mais 60 dias, dos inquéritos da Polícia Federal (PF) para investigar parlamentares citados na Operação Lava Jato.

Ao todo são investigados 35 parlamentares. O ministro também autorizou as diligências solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo a Agência Brasil, os inquéritos envolvendo parlamentares foram abertos em março pelo Supremo com base nas delações premiadas do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, principais delatores do esquema de desvios na estatal.



Passagem interestadual sofrerá aumento 7,7%

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 4.765 que autoriza o reajuste de 7,708% sobre a tarifa dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.

Os novos valores entram em vigor a partir da 0h do próximo dia 1º de julho. Os reajustes são realizados anualmente, conforme determina a Resolução nº 1627/2006. O acréscimo autorizado corresponde à correção dos insumos necessários à preservação do equilíbrio econômico-financeiro da prestação dos serviços.



Prazo para renovação do Fies termina nesta terça-feira

O prazo para a renovação dos atuais contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina amanhã (30). O aditamento semestral é feito pelos estudantes no portal do Fies. O programa é destinado a financiar mensalidades de cursos de graduação na educação superior em instituições privadas.

O Ministério da Educação prorrogou por duas vezes o prazo de renovação para que todos os estudantes conseguissem fazer o procedimento. Os juros para os atuais contratos são de 3,4% ao ano e o estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O financiamento é concedido a matriculados em cursos superiores que tenham nota positiva nas avaliações do ministério.

Na última sexta-feira (26) os ministérios da Educação e do Planejamento anunciaram mudanças para as próximas contratações do Fies. Para os novos contratos os juros passarão dos atuais 3,4% para 6,5% e o limite de renda para contratação passará para 2,5 salários mínimos por pessoa o que equivale, em valores atuais, a R$ 1.970. Atualmente, o limite é uma renda bruta é 20 salários mínimos.

Os ministérios informaram que aumentarão também os juros que o aluno paga trimestralmente durante o curso. Atualmente, essa taxa é até R$ 50. O novo valor vai até R$ 250. O prazo de carência para pagar o financiamento que era de três vezes a duração do curso e mais 12 meses, passará para três vezes a duração do curso, sem os 12 meses.



Prefeito do Cariri paraibano morre em Recife, vítima de câncer

Marcondes Medeiros

Marcondes Medeiros

O prefeito do município de São João do Cariri, que fica a 216 quilômetros de João Pessoa, Marcondes Medeiros, de 63 anos, morreu por volta das 17h desta segunda-feira (29) no Hospital do Câncer de Recife (PE).

O prefeito estava internado na capital pernambucana para tratamento de um câncer, mas não resistiu, vindo a falecer vítima de infecção generalizada.

Segundo o Portal Correio, os moradores da cidade aguardam divulgação de uma nota da administração municipal sobre a morte do prefeito. O velório e sepultamento que devem acontecer no município de São João do Cariri.

Marcondes venceu as últimas eleições pelo PR e cumpria mandato de prefeito daquele município pela terceira vez. O vice-prefeito, Cosme Gonçalves, do Democratas, deve assumir a Prefeitura da cidade.



Curso de Formação de Oficiais da PM recebe inscrições a partir da próxima semana

Curso de Formação para Oficiais - Imagem Ilustrativa

Curso de Formação para Oficiais – Imagem Ilustrativa

Começam na próxima segunda-feira (6) as inscrições para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba. Candidatos podem se inscrever até o dia 10 de agosto, no site da própria corporação (www.pm.pb.gov.br). Só poderão concorrer os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota é utilizada como etapa intelectual do concurso.

A taxa cobrada pela instituição é de R$ 50, referente ao custeio dos exames complementares: psicológico, de saúde (exceto os laboratoriais), físicos e a avaliação social. O edital está disponível também no site da PM e foi publicado no dia 3 de junho, quando as inscrições do Enem ainda estavam sendo realizadas.

Nele constam todas as explicações referentes a cada fase do concurso, assim como os requisitos necessários para concorrer, a exemplo da altura mínima (1,65 m para o sexo masculino e 1,60 m para candidatos do feminino) e idade – ter 18 anos, no mínimo, e 30 anos, no máximo, até o dia 31 de dezembro de 2016, que é o ano da realização da matrícula para os aprovados.

Isenção

São isentos do pagamento da taxa de inscrição da Polícia Militar os doadores de sangue na rede hospitalar pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde, no Estado da Paraíba. Quem pretende optar pelo benefício deve comparecer ao Núcleo de Recrutamento e Seleção, na Diretoria de Gestão de Pessoas da PM, no prédio do Quartel do Comando-Geral, no Centro da Capital, entre os dias 8 e 22 de julho, no horário das 8h às 12h30.

Os interessados devem entregar o requerimento de isenção (o modelo está no edital) com cópia autenticada do formulário de inscrição preenchido, cédula de identidade, carteira de doador de sangue expedida por órgão estadual conveniado ao Sistema Único de Saúde e comprovante de que fez, no mínimo, três doações à rede hospitalar pública ou conveniada ao SUS nos últimos doze meses – com base até a data de publicação do edital da PM. A relação dos isentos será publicada no dia 29 de julho no site da Polícia Militar. (mais…)



Policial federal é preso por embriaguez ao volante, porte ilegal de arma e desacato

Material apreendido com o policial detido

Material apreendido com o policial detido

Um policial federal aposentado foi preso na cidade de Cachoeira dos Índios, no Sertão da Paraíba, a 493 km de João Pessoa, após colidir o veículo que conduzia, um Hyundai Azera, com uma motocicleta Honda CG 125, na tarde desta segunda-feira (29).

O motociclista acionou a Polícia Militar, que encontrou o homem em estado de embriaguez e portando armas de fogo de forma irregular. Ao ser preso e conduzido à delegacia de Polícia Civil de Cajazeiras, que fica responsável pelas ocorrências da região, o detido desacatou a delegada com palavras de baixo calão.

De acordo com a PM, os danos materiais nos veículos não apresentaram gravidade e ninguém se feriu. Na delegacia de Cajazeiras, segundo agentes de plantão, o policial se mostrou bastante alterado devido à notável embriaguez. Ele foi autuado por embriaguez ao volante, porte ilegal de arma e desacato de autoridade e seguiria na carceragem da unidade.

Segundo o Portal Correio, o preso será ouvido novamente pela delegada na manhã desta terça-feira (30), quando será possível colher depoimento de maneira adequada após cessarem os efeitos da bebida alcoólica consumida.



Polícia diz que paraibana estuprada em PE perde memória e trauma dificulta investigação

Local do crime, na Zona Rural de Goiana

Local do crime, na Zona Rural de Goiana

A paraibana de 31 anos que foi sequestrada, estuprada e atropelada, na cidade em Goiana, na Zona da Mata do estado de Pernambuco, teve perda de memória. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (29) pelo delegado da Polícia Civil de PE, Hebert Martins, que investiga o caso. O crime se iniciou no sábado (20), em João Pessoa, onde duas mulheres e um bebê foram sequestrados e finalizou no domingo (21), em um canavial pernambucano. Uma das vítimas morreu e o bebê da sobrevivente passa bem.

Segundo o delegado, a mulher segue internada na UTI de um hospital particular em Recife-PE e não há previsão de alta médica. A jovem está recuperando a memória de forma gradual e a polícia aguarda uma melhora no quadro de saúde delas para colher mais detalhes do crime.

“Ela teve um bloqueio mental. A vítima não se lembra de nada do momento do crime. Isso pode durar uma semana, um mês, um ano e o resto da vida. Segundo os médicos, o nome para esse tipo de perda se chama ‘transtorno pós-traumático’. Isso prejudica e muito as investigações porque ela é testemunha ocular do caso. Não podemos forçá-la a lembra do ocorrido porque isso pode trazer danos psicológicos irreversíveis. Vamos esperar a melhora mental dela para aprofundar as investigações”, comentou o delegado ao Portal Correio.

Martins disse que o inquérito está transitando e sendo investigado. “As polícias da Paraíba e Pernambuco seguem investigado com os poucos recursos. Mas, esperamos elucidar o crime o mais breve possível”, falou.

A sobrevivente teve múltiplas fraturas e lesão esplênica (baço), em consequência do atropelamento, além do abuso sexual. Ela deverá passar por cirurgias. “Os médicos do hospital revelaram que a vítima sobreviveu novamente. O estado de saúde dela é delicado e ainda não foi feita cirurgia devido o quadro clínico dela. A jovem fala de forma lenta e muito baixa”, comentou o Hebert William. (mais…)



Famílias vitimadas por desastres naturais poderão receber bolsa-enchente

ENCHENTES
Famílias vitimadas por desastres naturais poderão receber auxílio financeiro da União, a fim de que possam comprar cestas básicas, medicamentos e produtos de higiene e limpeza durante os períodos de calamidade pública. É o que estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 102/2015, que a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) analisa na próxima quarta-feira (1º), às 9h. A matéria tem sido chamada de “bolsa-enchente”.

O crédito será feito no Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), criado em 2011 para garantir agilidade no repasse de recursos do governo para as regiões em situação de emergência. O cartão é concedido exclusivamente ao executivo estadual e municipal, para ações de prevenção e respostas a desastres naturais. Hoje, pode ser usado somente para a aquisição de material e a contratação de serviços destinados a ações de defesa civil.

O autor do projeto, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), quer garantir que, com a ampliação do alcance do cartão, as famílias possam recuperar-se materialmente dos danos sofridos.
.



Prefeitura de Caicó paga salários do funcionalismo nesta terça-feira (30)

A Prefeitura Municipal de Caicó, paga nesta terça-feira (30), os salários do Funcionalismo Público. O pagamento do mês de Junho vai injetar R$ 3.872.517,53 na economia da cidade.

Além de acontecer no último dia útil do mês, o pagamento vai possibilitar compras no comércio e pagamentos de compromissos por parte dos servidores. O Prefeito Roberto Germano, comentou o assunto: “Mesmo sendo nossa obrigação pagar em dia, temos que comemorar esta ação, já que os municípios enfrentam uma intensa crise. Essa folha de pagamento é de grande importância para o comércio e o setor de serviços de nossa cidade”, disse.



Palestra traz dicas para aumentar vendas em tempo de crise

Palestrante estará em Caicó nesta quarta-feira

Palestrante estará em Caicó nesta quarta-feira

As entidades empresariais de Caicó – ACISC, CDL e Sindcomércio, em parceria com o Sebrae/RN, irão promover na próxima quarta-feira (01) a palestra “Virando o Jogo: como Vender em tempos de Crise”.

O consultor Rafael Demetrius abordará 30 dicas para equipes de vendedores serem afiadas e comprometidas com os valores do negócio, elaborando estratégias que ultrapassem os obstáculos do momento atual e garanta maior faturamento.

As inscrições são gratuitas. O público alvo é de empresários, gerentes, vendedores, representantes e promotores de vendas. A palestra será às 19 horas, no auditório da Casa do Empresário, em Caicó.



Voltar ao topo