Ariano Suassuna pode dar nome a sistema de abastecimento de água

SUASSUNA
O romancista Ariano Suassuna poderá, em breve, ser homenageado de forma peculiar: seu nome batizará o Sistema Adutor do Pajeú, um complexo de abastecimento de água que beneficiará mais de 400 mil habitantes em 29 municípios de Pernambuco e da Paraíba. A Agência Senado destacou que a iniciativa consta do Projeto de Lei do Senado 339/2015, de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), e está pronta para votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde será analisada em caráter terminativo.
Segundo Bezerra, a homenagem é justa porque abrange os dois estados de origem de Suassuana: a Paraíba, onde o dramaturgo nasceu, e Pernambuco, onde viveu a maior parte de seus 87 anos.
Para o relator da matéria na comissão, senador Douglas Cintra (PTB-PE), que deu parecer favorável a sua aprovação, a iniciativa fará com que Suassuna possa “levar aos seus dois estados do coração a água, elemento tão vital e precioso quanto a arte que ele levou ao povo brasileiro”.
Se aprovado na comissão e não houver recursos para votação em Plenário, o projeto seguirá para análise da Câmara dos Deputados.
Suassuna
Advogado, professor, teatrólogo e romancista, Ariano Suassuna é reconhecido mundialmente por suas obras, como Auto da Compadecida, O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. Idealizador do Movimento Armorial — iniciativa artística com objetivo de criar arte erudita a partir de elementos da cultura popular nordestina —, foi um dos principais defensores do Nordeste brasileiro.
Falecido em 23 de julho de 2014, foi o sexto ocupante da cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras.




Vacina contra a dengue mostra mais eficácia em maiores de 9 anos

Vacina contra a gripe

Vacina contra a gripe

Artigo publicado hoje (27) na revista New England Journal of Medicine mostra que a vacina contra a dengue, do laboratório francês Sanofi Pasteur, tem maior eficácia em pessoas maiores de 9 anos. Como o imunizante foi testado em pessoas de até 60 anos, este é o limite da indicação do produto.

O imunizante, de forma geral, mostrou eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença,  taxa de redução de hospitalização de 80,3% e diminuição de 95,5% de casos graves da dengue. Uma vez aprovada, a imunização será feita em três doses, com intervalos de seis meses.

A vacina aguarda registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde março, quando a Sanofi entrou com pedido, mas a agência reguladora não deu prazo para o fim da análise do pedido. Segundo Sheila Homsani, diretora médica da Sanofi Pasteur, até o final do ano o laboratório espera conseguir o registro da vacina em 20 países. O levantamento publicado hoje é uma junção dos estudos feitos na América Latina e na Ásia.

Ela disse que o laboratório analisou a população acima e abaixo de 9 anos e avaliou que a eficácia da vacina, acima dessa faixa de idade, contra os quatro sorotipos foi 66%, a eficácia contra casos graves continua altíssima, de 93%, e a proteção contra hospitalizações fica em 80,8%, “um resultado superbom”, segundo Sheila.

Nas pesquisas feitas na Ásia, os resultados mostram que a eficácia da vacina entre crianças de 2 a 5 anos é de 33%, considerada baixa pelo laboratório. Na publicação de hoje, a empresa ainda mostrou que houve mais hospitalizações no público asiático com menos de 9 anos.





Lava Jato: MPF denuncia 22 por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa

A Força-Tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal denunciou, na sexta-feira, 24 de julho, 22 pessoas (veja lista abaixo) ligadas às empresas Andrade Gutierrez e Odebrecht pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção.

Entre os denunciados estão diretores das empresas Andrade Gutierrez e Odebrech.

Denunciados (Odebrecht):

*Alberto Youssef

*Alexandrino de Salles Ramos de Alencar

*Bernardo Schiller Freiburghaus

*Celso Araripe d’Oliveira

*Cesar Ramos Rocha

*Eduardo de Oliveira Freitas Filho

*Marcelo Bahia Odebrecht

*Marcio Faria da Silva

*Paulo Roberto Costa

*Paulo Sérgio Boghossian

*Pedro José Barusco Filho

*Renato de Souza Duque

*Rogério Santos de Araújo

Denunciados (Andrade Gutierrez)

*Alberto Youssef

*Alexandrino de Salles Ramos de Alencar

*Antônio Pedro Campello de Souza Dias

*Armando Furlan Júnior

*Elton Negrão de Azevedo Júnior

*Fernando Antônio Falcão Soares

*Flávio Gomes Machado Filho

*Lucélio Roberto von Lehsten Góes

*Mario Frederico Mendonça Goes

*Otávio Marques de Azevedo

*Paulo Roberto Costa

*Paulo Roberto Dalmazzo

*Pedro José Barusco Filho

*Renato de Souza Duque

Crimes: organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Confira a íntegra das denúncias:

Andrade Gutierrez

Odebrecht

Veja aqui a apresentação usada na coletiva à imprensa.





Polícia montou diversas “campanas” para tentar prender Fernando Freire

As informações do trabalho que resultaram na prisão do ex-governador Fernando Antônio da Câmara Freire, ocorrida sábado (25), no Rio de Janeiro, foram detalhadas em entrevista coletiva concedida pelo Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, a secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite, o adjunto da Sesed, delegado Federal Caio Bezerra, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ângelo Mário, nesta segunda-feira (27).

O PGJ disse que desde o ano passado já havia diligências feitas por Secretarias de Segurança do RN, do Rio de Janeiro, do Distrito Federal e pela Polícia Federal. “Há mais de um ano existe mandado de prisão em desfavor do ex-governador Fernando Freire. Inclusive, chegamos a montar campanas em Brasília”, declarou.

Ainda de acordo com Rinaldo Reis, a prisão do ex-governador aconteceu porque desde 2014 ele não foi mais encontrado para receber notificações da Justiça. “Não foi tão fácil chegar a ele porque ele não estava dando pistas”, comentou o PGJ. Segundo ele, Fernando Freire sequer usava o cartão de crédito para as compras que fazia.

De acordo com o Procurador-Geral, Fernando Freire tinha três condenações relativas ao escândalo conhecido como “Máfia dos Gafanhotos” e a quarta condenação se refere à American Distribuidora de combustíveis onde ele havia concedido incentivo ilegal para uma empresa do RN além de pagamentos indevidos a agentes públicos.

A secretária de Segurança afirmou que os contatos feitos com o secretário de Segurança do RJ, José Mariano Beltrame, foram de suma importância para o sucesso da prisão. “A Segurança Pública do RJ não mediu esforços para buscar Fernando Freire”, revelou.

Designado para buscar o ex-governador no RJ, o secretário adjunto de Segurança do RN, Caio Bezerra, lembrou que uma denúncia deu início aos trabalhos para prender Fernando Freire.

O ex-governador voltou ao Rio Grande do Norte e está detido no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Tirol. Ainda há nove ações penais contra ele. Algumas com condenações em 1ª instância e confirmadas pelo Tribunal de Justiça.

Os mandados de prisão contra o ex-governador foram expedidos pelos juízes responsáveis pela 4ª, 7ª e 8ª Varas Criminais de Natal. A soma das penas é de 39 anos de prisão. Todos são de prisão preventiva.





Jovem assassinado neste segunda-feira (27) tinha confessado homicídio

Vinicius Nogueira foi assassinado nesta segunda-feira

Vinicius Nogueira foi assassinado nesta segunda-feira (27) entre os Bairros Walfredo Gurgel e o Frei Damião

A Polícia Militar atendeu no final da tarde desta segunda-feira (27), uma ocorrência de homicídio registrado em Caicó. É o 23º deste ano de 2015.

Desta vez foi assassinado, o jovem, Vinícius Nogueira da Silva, de 21 anos, que residia na Rua Antônio Vieira, nº 612, Bairro Nova Descoberta. Ele foi assassinado com disparos de arma de fogo, por volta das 17hs30min.

O local onde o corpo foi encontrado em uma estrada carroçável que liga os bairros Walfredo Gurgel e Frei Damião, na zona oeste da cidade. A vítima morreu ainda em cima da moto que conduzia. Ele ficou escorado em um muro.

A polícia foi acionada juntamente com o ITEP.

O corpo foi removido do local para ser necropsiado e liberado para sepultamento.

O jovem, Vinicius Nogueira, estava sendo apontado como o responsável do homicídio registrado no dia 30 de junho deste ano contra a pessoa de Giovani da Costa Fernandes, de 19 anos, que foi baleado com 5 tiros na Rua Monsenhor Severiano, precisamente na frente do portão de entrada da 10ª Direc, no Bairro Penedo em Caicó. Na última segunda-feira (20), o advogado Navde Rafael Varela, foi contratado para apresentar Vinicius na Delegacia. Lá, diante da Delegada, ele confessou o crime. Depois de ser ouvido, foi liberado, mas, sua prisão foi solicitada no dia seguinte.

A Polícia Civil estava investigando se Vinicius Nogueira, tinha praticado outros dois homicídios em Caicó, este ano.





PEC limita a apresentação de recursos para atrasar MANDADO DE PRISÃO

POLÍCIA FEDERAL

Está pronta para votação em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)15/2011 que garante a expedição do mandado de prisão em caso de sentença proferida por órgão colegiado ou pelo tribunal do júri, mesmo quando ainda há possibilidade de recorrer. Atualmente a sentença só pode ser executada após o esgotamento de todas as possibilidades de recurso.

Na prática, a PEC limita a apresentação de sucessivos recursos para atrasar o cumprimento das decisões judiciais. Originalmente, a proposta do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) extinguia o recurso extraordinário, cabível no Supremo Tribunal Federal (STF), e o recurso especial, no caso do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os dois seriam substituídos por ações rescisórias, capazes de anular as sentenças após o início do seu cumprimento.

No texto, Ferraço argumenta que o Brasil é o único país a ter quatro instâncias de julgamento no sistema processual penal (primeira instância, tribunal regional, STJ e Supremo).

Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), propôs alteração na matéria. Apesar de concordar com o mérito, o senador disse que seria impossível avaliar as consequências de uma mudança tão abrupta, que poderia causar reflexos no ordenamento jurídico como um todo.

Como solução para evitar a sensação de impunidade, o senador propôs, em vez de acabar com a possibilidade dos dois recursos, antecipar a execução da sentença em processos penais. Os órgãos colegiados e tribunais do júri poderão, ao proferir decisões condenatórias, expedir o mandado de prisão, independentemente do cabimento de recurso. Ou seja, o substitutivo mantém o direito aos recursos, mas diz que os mesmos não impedem o trânsito em julgado da sentença.

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestaram contrariamente à proposta por temer injustiças em caso de execução imediata de pena. Além disso, o projeto seria inconstitucional por ir contra a presunção de inocência.
Uma emenda constitucional precisa ser discutida e votada em dois turnos no Plenário de cada Casa do Congresso, e será aprovada se obtiver, na Câmara e no Senado, três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49).





FUNDO PENITENCIÁRIO poderá ser usado para abrir berçários e creches em presídios

FUNDO PENITENCIÁRIO

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) já tem condições de votar, após o recesso parlamentar (18 a 31 de julho), projeto de lei da Câmara (PLC 26/2015 – Complementar) que possibilita o uso de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a instalação e manutenção de berçários, creches e espaços de apoio a gestantes e parturientes nos presídios. A proposta tem parecer favorável do relator, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Segundo a Agência Senado, após classificar o projeto como “conveniente e oportuno”, o relator observou que a Lei de Execução Penal já obriga as penitenciárias femininas a construírem berçário, área onde as detentas possam amamentar e cuidar de seus filhos até os seis meses de vida. A medida é um reflexo, por sua vez, do comando da Constituição que garante às presidiárias condições para permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.

“Apesar desses esforços legislativos, na prática, por falta de recursos, muitos estabelecimentos penais deixam de cumprir esses comandos legais, violando o princípio da proteção integral da criança, as Regras Mínimas para o Tratamento de Pessoas Presas da Organização das Nações Unidas (ONU) e as Regras das Nações Unidas para o Tratamento de Mulheres Presas e Medidas Não Privativas de Liberdade para Mulheres Infratoras (‘Regras de Bangkok’)”, alerta Crivella no parecer ao PLC 26/2015 – Complementar.

Como a Lei de Execução Penal também já determinou a construção de um espaço nas penitenciárias para cuidados com a gestante e a parturiente presas e de creches para abrigar seus filhos maiores de seis meses e menores de sete anos, Crivella considerou “urgente” a aprovação de uma lei complementar que permita o uso do Funpen para que essas iniciativas possam, de fato, ser colocadas em prática.





Morre jovem que teve CORPO QUEIMADO por companheiro no Agreste da PB

O Hospital de Trauma de Campina Grande confirmou, na manhã desta segunda-feira (27), a morte da jovem de 25 anos vítima de graves queimaduras na cidade de Monteiro (Cariri do estado, a 305 km de João Pessoa) nesse domingo (26). De acordo com informações das polícias Militar e Civil, o fogo foi provocado pelo companheiro da vítima, um ajudante de mercadinho de 32 anos. Ele também se feriu gravemente.

A polícia trata o caso como um feminicídio, quando há morte em decorrência de violência doméstica. “A motivação não está totalmente esclarecida, um primo da vítima e o vizinho que os socorreu disseram que o casal vivia aparentemente bem. O vizinho disse ainda que não ouviu nenhuma discussão, só os gritos dela pedindo socorro”, disse a delegada Cristiane Medeiros, ao jornal Correio da Paraíba.

Ainda conforme a delegada, a hipótese mais provável é de que o homem tenha ateado fogo na mulher juntamente com o colchão no quarto. Vizinhos do casal perceberam as chamas e acionaram a polícia. Os próprios vizinhos retiraram a mulher da casa e a polícia a encontrou na calçada de casa, enquanto o suspeito estava no telhado da residência. A polícia informou que ele demorou cerca de 30 minutos para descer. Os três filhos do casal estavam na casa, mas não se feriram.

O suspeito permanece internado no Trauma de Campina Grande e, depois de liberado pela equipe médica, deve ser encaminhado para uma penitenciária.





“Momento não é para a busca de APROXIMAÇÕES com o governo”, diz FHC

DILMA E FERNANDO HENRIQUE

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso descartou neste sábado (25), através de publicação no seu Facebook, qualquer aproximação com o governo de Dilma Rousseff.

“O momento não é para a busca de aproximações com o governo, mas sim com o povo. Qualquer conversa não pública com o governo pareceria conchavo na tentativa de salvar o que não deve ser salvo”, escreveu o ex-presidente.

A declaração é publicada num momento em que rumores davam conta de que haveria uma aproximação entre oposição e situação para a formação de um pacto pelo país.





Servente de pedreiro é assassinado com facadas na zona oeste de Caicó

O servente de pedreiro, Francisco Edimar de Araújo, de 36 anos, residente na Rua João Gomes de Brito, nº 179, Bairro Walfredo Gurgel, foi assassinado na noite deste domingo (26) por volta das 20hs20min.

As informações sobre o fato dão conta que a vítima foi atingida com cutiladas de faca peixeira. O Samu ainda chegou a ser acionado para prestar o socorro, mas, não deu tempo, o homem morreu ali mesmo.

Este foi o 22º homicídio registrado em Caicó, neste ano de 2015.

O corpo será encaminhado para Mossoró, na manhã desta segunda-feira (27), para ser necropsiado porque na Unidade de Caicó, não tem médico legista.

 





Mais de 700 atletas participam da tradicional CORRIDA DE SANT’ANA em Caicó

A Corrida de Sant'Ana de Caicó superou expectativas e reuniu atletas de outros Estados

A Corrida de Sant’Ana de Caicó superou expectativas e reuniu atletas de outros Estados – Fotos: Paulo Júnior

Em sua 19ª edição, a Corrida de Sant’Ana marcou o primeiro domingo da Festa da padroeira de Caicó em 2015. O evento reuniu mais de 700 atletas neste ano, superando todas as marcas de anos anteriores desde de 1997, quando foi realizada pela primeira vez. Uma novidade na edição deste ano é que além da largada e chegada aconteceram no mesmo local, ou seja na Ilha de Santana, ela foi disputada em um circuito totalmente urbano entre o centro e o bairro Penedo. As categorias principais disputaram trechos de 5 e 9 quilômetros.

A corrida é uma realização da Prefeitura de Caicó, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Os troféus e medalhas foram entregues aos vencedores pelo prefeito Roberto Germano (PMDB), pela secretária de Educação, Socorro Mariz e pelo Secretário Adjunto de Esportes do Rio Grande do Norte, Canindé de França.

CORRIDA 03

Roberto fez uma avaliação positiva da corrida. “Além de ser um evento que já virou tradição em Caicó, este ano tivemos um grande número de participantes o que abrilhanta ainda mais. Nosso compromisso é de nos empenharmos para que a cada ano a corrida de Sant’Ana cresça e atraia atletas das mais variadas regiões do nosso Brasil”, destacou o Prefeito.

A relação dos vencedores está disponível no site:  http://www.chiptiming.com.br/resultados/corrida/santana2015




Prefeitura de Caicó paga funcionalismo na quarta-feira (29)

A Prefeitura Municipal de Caicó paga na próxima quarta-feira (29), o salário do mês de Julho, para todo o funcionalismo público municipal, injetando mais de três milhões e oitocentos mil reais na economia da cidade, durante os principais dias da Festa de Sant’Ana.

Além de acontecer de forma antecipada, o pagamento vai possibilitar compras no comércio além de pagamentos de compromissos por parte dos servidores.





TRT da 21ª Região retifica edital do CONCURSO Público para Juiz do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT – 21), que abrange o Estado do Rio Grande do Norte, informa que está retificado o edital do Concurso Público que objetiva contratar dois profissionais para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto. A remuneração é de R$ 27.500,17.

A retificação se faz presente no período de inscrição, que agora passa a ser até o dia 19 de agosto de 2015.

Se você deseja concorrer a uma oportunidade, realize a inscrição preliminar a partir do dia 20 de julho de 2015 até o dia acima mencionado, por meio de preenchimento da ficha disponível no endereço eletrônico: www.trt21.jus.br. A taxa de participação no valor de R$ 270,00, e deve ser paga mediante impressão da GRU.

Para se inscrever neste Concurso, os interessados devem apresentar na inscrição definitiva três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito, além de outras exigências.

Lembrando a todos que a inscrição definitiva deverá ser requerida pelos candidatos aprovados na segunda etapa do certame, mediante requerimento padronizado (ver edital), dirigido à Desembargadora Presidente da Comissão de Concurso, e entregue na Secretaria da Comissão do VIII Concurso Público da Magistratura da 21ª Região, localizada na Avenida Capitão-Mor Gouveia, nº 3104, Lagoa Nova, Natal – RN, CEP: 59063-900, durante o horário de atendimento ao público das 8h às 14h.

As etapas avaliativas são compostas por Provas Objetiva Seletiva, Escrita Discursiva e de Sentença, Sindicância da Vida Pregressa e Investigação Social, Prova Oral, Avaliação de Títulos.





Mulher tem CORPO QUEIMADO na PB e o companheiro dela, também ferido, é suspeito

MONTEIRO PBUma jovem de 25 anos teve grande parte do corpo queimado em tentativa de homicídio ocorrida na madrugada deste domingo (26), na cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, a 305 km de João Pessoa. De acordo com informações das Polícias Militar e Civil, o companheiro dela, um ajudante de mercadinho de 32 anos, é suspeito pelo crime. Ele também se feriu gravemente.

De acordo com o agente Maurício, da Polícia Civil do município, o caso pode ter sido motivado por ciúmes do suspeito. O casal morava na mesma casa, junto a três filhos, que presenciaram ato e foram salvos do incêndio por vizinhos.

“As testemunhas disseram que ouviram barulho de discussão e relataram que o homem jogou gasolina na mulher. O incêndio não se espalhou e foi controlado pelos próprios vizinhos”, disse Maurício ao Portal Correio.

Ambos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, cujos profissionais informaram à Polícia Civil, no início da tarde deste domingo, que os feridos estavam em estado gravíssimo, apresentando queimaduras de segundo e terceiro graus.




UFRN retifica novamente edital de CONCURSO com vagas para Professores

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), retifica edital de Concurso Público com vagas para Professores.

O documento altera as oportunidades na área de Matemática, que passa a ter duas vagas. Confira os arquivos disponíveis em nosso site com todos os detalhes.

Os docentes devem atender nas classes de Adjunto ou Assistente, como Professor do Magistério Superior.

As disciplinas e áreas a serem preenchidas estão relacionadas a seguir: Saúde Coletiva (2), Bioinformática (1), Fundamentos Matemáticos para Computação (1), Gestão de Tecnologia da Informação (1), Estatística e Métodos de Análise em Ciências e Tecnologia (1), Sistemas Operacionais (1), Instrumento Violoncelo (1), Nutrição Clínica (1), Processo Saúde-Doença na Atenção Básica e Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem (1), Matemática Aplicada (1), Controladoria Empresarial (1) e Metrologia (1).

Atendendo aos títulos apresentados pelos candidatos, o salário pode ser de até R$ 8.639,50, mais o auxílio alimentação de R$ 373,00, e as jornadas são de 20h semanais ou em regime de dedicação exclusiva.

As inscrições serão recebidas até 17 de agosto de 2015 no site sigrh.ufrn.br e a taxa de R$ 60,00, R$ 140,00 ou R$ 220,00 deve ser paga via GRU.

Estão previstas provas, nas modalidades de escrita, didática, defesa de memorial e projeto de atuação profissional e prova de títulos.





TRT-RN suspende atendimento ao público no próximo dia 31

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região realiza na próxima sexta-feira (31), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Natal, a 6ª edição do Dia da Conscientização da Saúde do TRT-RN, que reunirá magistrados e servidores e terá como tema o “Movimento Saudável”.

Ato da presidência do tribunal suspendeu o atendimento ao público no próximo dia 31 de julho em Natal e nas Varas do Trabalho de Goianinha, Ceara-mirim, Caicó, Currais Novos e Macau e considerou prorrogados, até o primeiro dia útil seguinte, os prazos processuais que se iniciarem ou vencerem no dia 31/07/2015.

No mesmo ato, a desembargadora Joseane Dantas determina que o expediente dos magistrados e servidores deverá ser prestado mediante participação no evento.





Mais sete lotes são ACRESCIDOS ao leilão da Justiça Federal em Caicó

Outros sete lotes foram acrescidos ao leilão da Justiça Federal em Caicó, que ocorrerá no dia 19 de agosto, às 10h, na Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade.

Com isso, serão 16 lotes para negociação. Entre os lotes que foram acrescidos estão um caminhão caçamba ano 1983, avaliado em R$ 65 mil e uma casa no centro da cidade, com avaliação de R$ 400 mil.

O edital, assinado pela Diretora da Subseção, Juíza Federal Sophia Nóbrega, já foi publicado e está disponível no site da JFRN: www.jfrn.jus.br

Entre os bens a serem leiloados estão dois lotes no Condomínio Brisas do Sertão, no município de São Bento (PB), com cada um avaliado em R$ 75 mil. Também será leiloado um lote com dois terrenos na cidade de Currais Novos, que juntos somam R$ 540 mil.

A segunda hasta, com os bens não comercializados nesse primeiro leilão, será no dia primeiro de setembro, às 10h, também na Câmara de Dirigentes Lojistas.





MPRN prepara concurso público para analista e técnico

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte vai realizar concurso público para o provimento de cargos efetivos na Instituição. A informação foi confirmada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Dgep).

O certame tem previsão para ter as provas aplicadas em novembro deste ano. Serão ofertadas, inicialmente, 14 vagas para os cargos de Técnico do MPE/RN – Área Administrativa, de nível médio, além dos cargos de Analista do MPE/RN, de nível superior, com especialidade em Engenharia Civil (02 vagas) e Contabilidade (03 vagas).

A Comissão é presidida pelo Procurador de Justiça Luiz Lopes de Oliveira Filho, que é responsável pelas ações em torno do concurso. Ele se encontra em tratativas iniciais para definição da banca que organizará a seleção.

O último concurso para o cargo de Técnico do MPE/RN – Área Administrativa ocorreu em 2010 ofertando 14 vagas.

Contudo, o último candidato nomeado foi o classificado na 200ª posição em decorrência de vagas criadas a posteriori e vacâncias que surgiram ao longo do período de validade do certame.

Já com relação ao concurso de Analista do MPE/RN, o último ocorreu em 2012 ofertando vagas para diversos cargos de nível superior estando, ainda, em vigência para os cargos de Administrativo, Administração, Diligência, Inteligência, Engenharia de Segurança no Trabalho, Serviço Social, Arquitetura, Comunicação Social: Jornalismo e Psicologia. Mas, com relação as especialidades de Engenharia Civil e Contabilidade nova seleção será realizada em função da lista de aprovados do último certame ter sido esgotada.

Os salários iniciais propostos são de R$ 4.098,78 (sendo R$ 2.898,78 vencimento inicial + R$ 200,00 auxílio-saúde + R$ 1.200,00 auxílio-alimentação) para o cargo de nível médio e R$ 5.370,93 (sendo R$ 3.970,93 vencimento inicial + R$ 200,00 auxílio-saúde + R$ 1.200,00 auxílio-alimentação) para os cargos de nível superior.

Mais informações acerca do concurso serão publicadas no Portal do MPRN (www.mprn.mp.br) nas próximas semanas.





Investigações do MPRN resultam em prisão de ex-governador no RJ

Os mandados foram expedidos pelos juízes responsáveis pela 4ª, 7ª e 8ª Varas Criminais de Natal. Todos os pedidos são de prisão preventiva do ex-governador.

Agora, com sua detenção preventiva, o ex-governador será conduzido de volta ao Rio Grande do Norte onde já possui algumas condenações por desvio de dinheiro público.

Fernando Freire já havia sido preso anteriormente em 2007 quando foi acusado pelo MPRN de estar “manobrando para impedir a realização do seu interrogatório, evadindo-se do distrito da culpa”.

O interrogatório do qual ele é acusado de evitar diz respeito ao processo no qual foi denunciado por suposto desvio de R$ 346.024,02 do Governo do Estado, em maio de 2007.

O pedido de prisão preventiva foi feito pela Promotoria do Patrimônio Público em novembro daquele ano quando o membro do MPRN informou à época que tentava ouvir o ex-governador desde 31 de agosto de 2007.

A ação que resultou na prisão do ex-governador, que era monitorado há duas semanas, contou com a participação do serviço de inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed) que repassou informações à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.





Imagens da Cavalgada de Sant’Ana 2015

FOTOS: Dênio Alves





Cavalgada de Sant’Ana reuniu milhares de pessoas neste domingo (26) em Caicó

Neste domingo (26), aconteceu a Cavalgada de Sant’Ana. O evento reuniu aproximadamente 1200 cavaleiros e amazonas. O percurso, começou na BR 427, em frente ao Parque de Exposições, na zona leste de Caicó. Muitas caravanas com pessoas oriundas de cidades e, estados vizinhos, participaram.

O organizador da Cavalgada, Max Azevedo, disse que o evento superou novamente a expectativa. “Nós tivemos aqui, pessoas de Campina Grande/PB, de Patu/RN, de diversos lugares, o que prova que nossa cavalgada vai além fronteiras. Existe uma estimativa de mais ou menos 1200 cavalos participando neste ano de 2015“, disse.

O pároco da Catedral de Sant’Ana, Padre Alcivan Tadeus, concedeu uma benção a todos os participando e pediu que Deus mande chuva para melhorar a situação de dificuldade do homem do campo e da zona urbana. “Esse foi o primeiro ano que participo da cavalgada e eu estou impressionado com a quantidade de pessoas e animais. Tudo isso é fé. Não é festa, é a fé dessas pessoas que os move a participar todos os anos“, disse.

Logo após o termino da cavalgada, teve início no largo da Catedral de Sant’Ana, o tradicional Leilão da festa.

E no dia da cavalgada, chegaram em Caicó, os ciclistas de Sant’Ana. Eles saíram na última sexta-feira (24), em um grupo formados por homens e mulheres. Esta é a 7ª vez que eles fazem o trajeto.

FOTOS: Sidney Silva





Prédio da antiga Coletoria Estadual, no Centro de Caicó, poderá ser Mercado do Artesanato

Juliane Faria visitou a Casa de Cultura Popular em Caicó

Juliane Faria visitou a Casa de Cultura Popular em Caicó

Localizado no Centro de Caicó, próximo ao Mercado Público, o prédio onde funcionava a antiga Coletoria Estadual deverá abrigar o Mercado de Artesanato que a secretária da Habitação, Trabalho e Assistência Social, Julianne Faria, quer implantar no município, beneficiando artesãos de toda região do Seridó. Ela esteve em Caicó durante esta sexta-feira (24), e também visitou o Castelo de Engady, a antiga Central do Trabalhador e a Central do Cidadão. “Eu vou conversar com o secretário de Tributação, André Aorta, para ver a situação deste prédio da antiga Coletoria e verificar a possibilidade de instalarmos nele o Mercado do Artesanato. Será um espaço onde o artesão vai comercializar seu produto com todo apoio do Governo do Estado”, afirmou Julianne Faria.

A titular da Sethas também foi ao Castelo de Egandy após encontra-se com o monsenhor Antenor, criador do local hoje pertencente ao Governo. Foi discutida a possibilidade de fazer a Escola do Artesão, semelhante a que será construída em Natal, com cursos de capacitação e de empreendedorismo. Em seguida, Julianne Faria foi até a Central do Trabalhador, que funcionava como centro de cursos de qualificação e serviços, mas encontra-se fechada, e à Central do Cidadão. Ela finalizou a visita ao município na Casa de Cultura, onde deu entrevista à imprensa local.

A secretária volta a Caicó na próxima semana com o governador Robinson Faria para participar dos festejos de Santana. Na ocasião, ela receberá o título de cidadão caicoense. Está na agenda também o lançamento do programa Microcrédito do Empreendedor.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Sethas, e em parceria com a Agência de Fomento do RN (AGN) lançará o programa na próxima quinta-feira, às 10h, durante a Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE), na Ilha de Sant’Ana.





Caicó: Câmara de Vereadores entrou títulos e cidadão caicoense e comendas

Como faz tradicionalmente durante a primeira sexta-feira de festa de Sant’Ana, ontem (24) a Câmara Municipal de Caicó realizou a sessão solene de entrega de Títulos de Cidadão Caicoense e comenda de honra ao mérito “Vila do Príncipe” a pessoas em destaque na sociedade. Estas são as maiores honrarias que o Poder Legislativo pode conferir a qualquer pessoa ou entidade. “É a homenagem de uma cidade hospitaleira e que trata bem aqueles que aqui chegam para morar e trabalhar. Sintam-se ainda mais engajados nessa luta”, disse o presidente da Casa, Nildson Dantas.

Dentre os mais de 60 agraciados estavam organizações não governamentais (ONGs), empresas, cooperativas, servidores públicos, educadores, autoridades civis, militares e políticas, como a deputada federal Zenaide Maia, homenageada pelo vereador José Maria, e o vice-governador Fábio Dantas, que recebeu o título de cidadania do vereador Leleu Fontes. A cerimônia aconteceu do Centro de Ensino Superior do Seridó(CERES/UFRN).

Eu tenho muito gratidão por tudo que Caicó me propiciou e minha formação nesse grande polo da Educação. Agradeço dizendo que a dívida com essa cidade aumentou”, comentou a deputada Zenaide. “A partir dessa data, minha luta por essa terra será mais grandiosa, para se somar aos demais homenageados e me tornar a voz de uma multidão de anônimos tão brilhantes e valentes”, completou o vice-governador.





Elídio Queiroz recebe título de cidadão caicoense‏

Elídio Queiroz receve título de cidadão caicoense

Elídio Queiroz receve título de cidadão caicoense

O prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, recebeu nesta sexta-feira, (24), o título de cidadão caicoense. A homenagem foi proposta pelo vereador Alex Dantas. A solenidade de homenagens da Câmara Municipal, foi realizada no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/UFRN.

Elídio é natural de Jardim de Piranhas, com história em Recife (PE), onde se tornou um empresário de sucesso do ramo supermercadista.

Eleito prefeito de Jardim em 2012, recentemente assumiu a Associação dos Municípios do Seridó (AMS). Elídio Queiroz agradeceu a honraria que para ele significa muito. “Eu já me sentia caicoense, porque, por aqui também passa a minha vida, mas, agora como cidadão, de fato e de direito, eu me considero uma pessoa muito privilegiada“, completou.





Ex-governador do RN Fernando Freire é preso no Rio de Janeiro

Na manhã deste sábado (25), o ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire, foi preso. Ele estava em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Contra o ex-gestor potiguar, existem quatro mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça.

Ele era considerado foragido desde o ano de 2014.

Depois que foi detido, Fernando Freire foi levado para a 12ª DP no mesmo Bairro, por agentes da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança.





Brigadeiros Gourmet – Delícia Nossa – para presentear – (84) 9 9929-9878

Brigadeiros Gourmet da Delícia Nossa para dar de presenteee

Brigadeiros Gourmet da Delícia Nossa para dar de presente – Caixa com 15 unidades – (R$ 21,00) | Os sabores disponíveis neste sábado (25), são: Cachaça, Floresta Negra, Ninho com Nutella, Beijinho, Côco Queimado, Churros e Óreo.





Brigadeiros Gourmet – Delícia Nossa – para presentear – (84) 9 9929-9878

Brigadeiros Gourmet da Delícia Nossa

Brigadeiros Gourmet da Delícia Nossa – caixa com 12 unidades – (R$ 18,00) | Os sabores disponíveis para este sábado (25), são: Cachaça, Floresta Negra, Ninho com Nutella, Beijinho, Côco Queimado, Churros e Óreo.

 





Assis aqui no Blog, todas as noites, a transmissão da novena de Sant’Ana de Caicó

Blog Sidney Silva transmite as novenas da Festa de Sant'Ana de Caicó

Blog Sidney Silva transmite as novenas da Festa de Sant’Ana de Caicó

O nosso Blog www.sidneysilva.com.br trás mais uma novidade para os leitores neste período de Festa de Sant’Ana de Caicó. É que as novenas do evento religioso estão sendo transmitidas ao vivo pelo nosso site.

O serviço é oferecido pelo site Kurtição, que transmite tudo todos os anos. A parceria do nosso Blog com o Kurtição é antiga e para este ano fechamos essa novidade. Quem ganha é o leitor.

Todos as noites a partir das 19hs, direto da Catedral de Sant’Ana, tem transmissão ao vivo da novena de Sant’Ana, também pelo nosso Blog. Acesse, www.sidneysilva.com.br e assista.





Brigadeiros Gourmet “Delícia Nossa” de Caicó; peça já pelo tel (84) 9 9929-9878

Nós somos a DELÍCIA NOSSA!





No MP, dolescente confessa ter assassinado mulher na zona oeste

Na tarde desta sexta-feira (24), a adolescente que foi apreendida sob suspeita de ter assassinado Creozinalda Maia “Nina”, de 37 anos, confessou o crime. Ela foi apresentada pela Polícia Civil ao representante do Ministério Público, e confirmou que atirou.

De acordo com o que o Blog Sidney Silva apurou, a adolescente atirou várias vezes e um dos disparos atingiu a vítima mortalmente. No depoimento, a jovem disse que o interesse era mesmo tomar satisfação com Leda Maia, irmã da vítima e que teria atirado para, apenas, dar um susto na família, já que não encontrou seu alvo. Que somente algum tempo depois é que soube que o tiro atingiu uma pessoa. Na fuga, teria perdido a arma. Disse que achou a arma pela manhã do dia do crime.

A desavença com Leda Maia, de acordo com o que contou a jovem, existe alguns há alguns meses.

O tiro que atingiu Creozinalda Maia, foi transfixante. No Itep foi confirmada uma perfuração de entrada e outra de saída no corpo.

O promotor Vicente Elísio de Oliveira Neto, que ouviu a adolescente, pediu o seu internamento. Logo após ser ouvida, foi encaminhada para a Delegacia e deve ser transferida para Natal, onde ficará internada.





Voltar ao topo